Modelo realizou procedimento cirúrgico na FrançaReprodução

Olá, meninas!
Nesta semana a criadora de conteúdo e personalidade da internet, Andressa Urach, relatou em suas redes sociais que alterou a cor de seus olhos em cirurgia realizada na França, e que tem sentido fortes dores na região.
Conhecida como ceratopigmentação, essa cirurgia é contraindicada para olhos saudáveis e pode resultar em danos irreversíveis, além de trazer consequências a longo prazo. Tanto o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) quanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) alertam que se trata de um procedimento de alto risco, indicado apenas em situações muito específicas, como em pacientes com cegueira ou visão extremamente comprometida, especialmente quando há manchas na córnea.
A ceratopigmentação é um procedimento que consiste na inserção de micropigmentos nas camadas internas da córnea para alterar sua coloração. A técnica é feita em duas etapas: na primeira, um laser é aplicado na superfície da córnea por dez segundos para criar uma nova íris artificial. Após isso, é iniciada a etapa de coloração.
Para entender um pouco mais deste assunto, conversei com o dr. Daniel Puertas, diretor do Hospital do Olho de Duque de Caxias. Confira abaixo a entrevista:
Quais são os principais riscos imediatos e a longo prazo desse procedimento em olhos saudáveis?

Reações alérgicas, opacidade de córnea e a mais temida das complicações é a endoftalmite. A endoftalmite é uma infecção grave que pode gerar sequelas irreversíveis.

Para quais casos a ceratopigmentação é realmente indicada clínica e legalmente no Brasil?

Não tem indicação para fins estéticos em olhos saudáveis. Hoje pode ser usada para finalidade estética em olhos sem visão.

Existe base científica sobre os efeitos do pigmento no estroma corneano a longo prazo?

Como não possui indicação para uso estético em olhos saudáveis, não temos estudos que demonstrem dados relevantes.

Como funciona o acompanhamento pós-operatório e quais cuidados são imprescindíveis para minimizar complicações?

Não posso fazer essa orientação, tendo em vista que esse procedimento não tem indicação estética em olhos saudáveis.

É possível reverter ou corrigir complicações provenientes da ceratopigmentação? Em quais situações é indicado?

A ceratopigmentação gera sequelas irreversíveis para a córnea devido alterações estruturais.