Giana AlthausDivulgação
Giana Althaus lembra reconhecimento de Marília Mendonça: 'Sempre fui fã'
Artista viralizou nas redes com releituras de hits e já se apresentou no Rock in Rio e Festival de Cannes
Rio - Com quase 5 milhões de seguidores nas redes sociais e passagens por palcos como Rock in Rio e Festival de Cannes, Giana Althaus tem se consolidado como um dos nomes mais promissores da nova geração do pop nacional. Natural de Ponta Grossa (PR), a cantora, compositora e multi-instrumentista chama atenção pela mistura do pop, MPB e blues — combinação que, segundo ela, nasceu ainda na infância. "Meus pais colocavam muito esses ritmos para eu ouvir enquanto brincava. Fui pegando gosto!".
A artista começou a ganhar notoriedade em 2020, durante a pandemia, ao publicar vídeos musicais nas redes sociais. Na época, cursava Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa e, com a suspensão das aulas presenciais, viu uma oportunidade de se aproximar do que sempre amou: a música. "Eu fazia faculdade de Direito e tudo tinha parado. Me vi em casa sem fazer nada… Comecei a gravar!", conta.
Desde então, Giana conquistou reconhecimento de grandes nomes da indústria musical, como Marília Mendonça (1995-2021), Billie Eilish e Teddy Swims. Ela lembra com emoção o dia em que foi notada pela cantora sertaneja: "Toda vez que lembro do dia da Marília eu choro. Ela postou no Instagram e no Twitter um vídeo meu cantando e tocando um blues. Sempre fui muito fã dela. Inclusive, na manhã do dia em que ela me seguiu, eu tinha assistido ela no programa da Ana Maria Braga… e de noite recebo a notificação que ela tinha me postado, é mole?".
Seu mais recente single, "Segredo Clichê", reforça o tom emocional que marca sua trajetória. A canção alcançou o Top 2 do ranking Viral Brasil e Viral Portugal no Spotify - serviço de streaming. Carregada de melancolia, a faixa consolida a identidade artística da cantora. "Eu gosto muito dessa pegada e acho que ela não vai sair de mim muito cedo não", afirma ela, que atualmente trabalha na produção do primeiro álbum. "É algo que me pedem muito… e me cobram", brinca.
Fora dos palcos, Giana também tem se aventurado no esporte e, após muita preparação, completou os 21 km de corrida em Los Angeles. "O esporte sempre fez parte da minha vida. Sempre levei uma vida equilibrada e gosto disso. Foi a coisa mais difícil que fiz até hoje. Mas a sensação de cruzar a linha de chegada depois de meses de preparação é algo incomparável!", comemora.


