Giovana CordeiroMaria Magalhães / Divulgação
Giovana percebe mudanças na rotina desde que adotou o mega hair. "Senti diferença, sim, principalmente no tempo. O mega hair exige um pouco mais de atenção na hora de lavar e finalizar, mas nada dramático. É só um novo jeito de cuidar. Quando a gente entende como ele se comporta e respeita os pontos de fixação, tudo flui", garante.
"O meu cacho gosta de rotina, mas também gosta de liberdade. Então, minhas principais dicas têm mais a ver com atenção do que com técnica. Eu observo muito a textura do meu cabelo no dia: se ele acorda mais seco, eu devolvo hidratação; se acorda mais cheio, eu deixo ele existir, sem tentar controlar demais".
Entre os hábitos que fazem diferença, ela destaca a umectação noturna: "Aplico um pouco de óleo antes de dormir e deixo agir a noite inteira. No dia seguinte, o cabelo acorda mais macio, maleável, quase como se eu tivesse dado um 'reset' nos cachos. O que transformou meu cabelo foi parar de tentar 'domar' e começar a acompanhar o que ele é de verdade. Quando eu aceito isso, ele sempre devolve beleza".
Giovana mantém um ritual simples, mas constante, para preservar a saúde do cabelo. "Na lavagem, aplico o shampoo só na raiz e uso a máscara antes do condicionador, porque ela trata com profundidade e o condicionador depois sela essa hidratação. Desembaraço no banho, sempre das pontas para cima, para evitar quebra".
Ela também descreve como evita frizz durante a secagem: "Quando uso difusor, deixo temperatura e velocidade médias, sem mexer muito no cabelo enquanto seco, assim evito frizz e mantenho a curvatura natural dos cachos".
Tranças da personagem e impacto nos fios
Em "Dona de Mim", as tranças se tornaram marca registrada da lutadora Bárbara, e exigem uma atenção extra. "A trança retém umidade, então, passei a ter muito cuidado com isso. Sempre seco bem o cabelo antes de trançar e evito ficar muitos dias com ele totalmente preso. Depois que tiro as tranças, faço aquela 'limpeza premium': lavo com calma, aplico uma boa máscara de hidratação e deixo o fio recuperar maciez e equilíbrio", relata Giovana.
O visual da personagem levou a artista a descobrir um novo aliado: "A gelatina. Uso enquanto estou trançando para modelar e dar acabamento, e quando solto, o cabelo já vem com umas ondas lindas, super definidas, praticamente pronto", conta a artista.
Giovana ajusta a finalização do cabelo conforme a agenda. "No dia a dia, vou na finalização prática: uso um creme mais leve, faço uma fitagem rápida e deixo secar naturalmente. E já levo um óleozinho na bolsa, porque se algo sair do trilho ao longo do dia, o óleo é sempre um aliado para devolver o brilho e salvar de qualquer frizz inesperado".
Quando ela dispõe de mais tempo, o processo ganha camadas: "Começo passando um pouco de óleo no cabelo todo e, depois, vou aplicando espuma mecha a mecha, fazendo uma fitagem mais atenta, para deixar o fio com aquela laca que eu gosto muito e que dá mais definição e durabilidade. Amasso com calma, deixo os cachos se formarem com detalhe e, só então, venho com o difusor. Vou sem pressa: temperatura média, movimentos mínimos, sempre respeitando a curvatura. Esse momento vira quase terapêutico, é quando realmente curto o meu cabelo e o processo".




