Doce tentação: ovos de Páscoa são deliciosos, mas seu consumo deve ser parcimoniosoDivulgação

Este domingo é uma época de reunir a família e de estarmos com as pessoas que amamos. Mas não só de comer chocolate, mas de lembrar qual é o verdadeiro sentido da Páscoa. Uma data para lembrar o amor de Jesus Cristo por todos nós. Comemoramos a ressurreição de Cristo. O filho de Deus que veio para a terra para nos ensinar sentimentos de respeito, amor, igualdade carinho e inclusão.
Ele nos mostrou que todos somos iguais diante de Deus, e que tanto incluiu as mulheres em sua mensagem para a humanidade. Mais do que nunca, precisamos relembrar esses ensinamentos e ter mais empatia e amor ao próximo.
Uma feliz Páscoa para todos nós!

Vilão: é possível comer chocolate sem prejudicar a pele?
Chegamos na época preferida pelos chocólatras e apaixonados por chocolates: a páscoa! Ele é amado, mas de certa forma também é tratado como vilão. Terror das dietas e alívio dos viciados em chocolate, esse ingrediente está sempre entre dividido em sentimentos como felicidade e a preocupação.
Rico em açúcar e em gorduras, o consumo em excesso do chocolate pode trazer diversos malefícios ao corpo, como diarreia, refluxo, náuseas, dor de barriga e dor de cabeça, além de influenciar em processos mais graves, como a diabetes e a obesidade. Colocado como determinante no aparecimento de problemas relacionados à pele, será mesmo que o chocolate é realmente o culpado ou é a forma como consumimos que é errada?
“Quando falamos em chocolate, o real vilão não é sua principal matéria prima, o cacau, mas sim os altos teores de açúcar contido na grande parte dos chocolates. O consumo excessivo de açúcar e leite está relacionado com o surgimento de acne, as temidas espinhas. Eles estão presentes principalmente em chocolates ao leite e chocolate branco”, explica a dermatologista Juliana Palo.
Mas se falamos dos pontos negativos, também precisamos destacar os benefícios. De acordo com a especialista, o grande segredo é conseguir se alimentar de forma balanceada, sem exageros. Quando esse equilíbrio acontece, o chocolate pode ser usado positivamente na melhora do humor e auxiliar no funcionamento do intestino.
“Por outro lado, o cacau é considerado benéfico por ser rico em magnésio e triptofano, que estimulam o organismo a produzir serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, refletindo, também, na saúde da pele. Quanto maior a concentração de cacau, melhor!”, reforça a dermatologista.
A dermatologista explica que pessoas com tendência a acne e dermatite devem evitar consumos exagerados. “Uma coisa legal que pode ser feita, é dar prioridade por chocolates mais puros e amargos, com até 60% de cacau, pois tendem não agredir tanto a pele”, ensina Juliana.
Dica para conservar os chocolates
O domingo de Páscoa é a data oficial para ganhar o maior número de chocolates possível, não é mesmo? E quem tem criança em casa sabe muito bem o que é isso! Mas como armazenar tanto chocolate em casa?
Para garantir o melhor sabor durante e após a data comemorativa, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) reuniu nove dicas para conservar os produtos. Confira!
1 - É importante que o chocolate não sofra alterações bruscas de temperatura no percurso entre a compra e o consumo final;
2 - Procure guardá-los na parte mais fresca da casa, sempre ao abrigo do sol;
3 - Não armazene o chocolate na geladeira, pois o produto pode ficar mais duro e ainda perder características sensoriais;
4 - Os chocolates facilmente absorvem os odores do ambiente, por isso, não devem ser armazenados próximos a condimentos ou produtos com cheiro forte;
5 - Lembre-se de, após abrir o chocolate, fechá-lo muito bem, por exemplo, com o auxílio de papel alumínio ou potes plásticos bem vedados. Esta prática protegerá o produto das oscilações de umidade e do contato com a água;
6 - Após abertos, os ovos de Páscoa também podem ser armazenados nas próprias embalagens, enquanto os bombons, caso não estejam bem vedados, devem ficar em embalagens herméticas;
7 - Mesmo seguindo as recomendações, caso seu chocolate apresente alterações, antes do consumo, entre em contato com o SAC do fabricante para esclarecer a situação.
Aprenda a fazer bombom de cocadinha
Para quem quer ganhar dinheiro nessa época ou simplesmente fazer um doce rápido e barato. A confeiteira Bruna Rebelo ensina a preparar o doce que é sucesso garantido em qualquer ocasião!
Ingredientes da cocadinha:
395 g de leite condensado
150 g de leite de coco
50 g de creme de leite
150 g de coco em flocos

Receita da cobertura:
200 g de chocolate meio amargo
Modo de preparo: misture os ingredientes em uma panela e mexa em fogo médio por cerca de 8 minutos ou até dar o ponto correto, que é quando ele desgrudar do fundo da panela. Deixe uma parte do coco reservada para passar o bombom. Depois de tirar a cocada do fogo, deixe descansar fora da geladeira até esfriar por completo. Enrole e faça bolinhas com a cocadinha, depois passe no coco em flocos e em seguida, banhe com chocolate derretido. O rendimento é cerca de 30 cocadinhas.
BELEZA DA ALMA
“A diferença entre ganhar e perder é, muitas vezes, não desistir”  (Walt Disney)