A vendedora Ana Paula com seus filhos Matheus e Vinicius Reprodução
Afinal, a criação de duas pessoas especiais é uma missão para um verdadeiro mulherão, não é mesmo? Assim como a vida dessa mulher inspiradora!
Foi na noite de 15 de novembro de 2020 que o destino de Ana Paula mudou. Com fome, frio e abandonado, assim ela encontrou o Matheus, na rua, pedindo comida. Ela estava lanchando com os outros filhos. Aquilo causou muita tristeza e um sentimento de querer ajudar aquele menino.
“Era um domingo e eu estava em um restaurante com a minha família comendo uma pizza, foi quando encontrei o Matheus. Lembro a data até hoje. Ele estava muito sujo, com fome e aquilo me comoveu muito. Isso foi há três anos e foi quando eu peguei ele para cuidar. Algumas pessoas da região contaram que ele ficava sempre por ali com fome. Fiquei muito triste”, lembra Ana Paula.
Foi então que Ana decidiu que poderia acolher não uma, mas duas crianças com síndrome de down. E o coração de mãe percebeu que a família cresceria. Ela foi atrás do menino, acolheu e passou a cuidar dele.
“Aquilo me chocou muito. Encontrar um rapaz igual ao meu filho, mas sem uma pessoa que pudesse cuidar dele. Fui atrás e descobri onde ele ficava, um lugar sem saneamento, ele não tinha roupas, não tinha nada. Mas o carinho já foi enorme entre a gente. Comecei levando ele aos poucos para passear e para ficar alguns dias comigo. Depois foi um pulo para ele ir morar com a gente para sempre. Hoje Matheus tem uma casa e uma família que é apaixonada por ele. Não deixo faltar nada, gostamos de passear, ir à praia, cinema e shopping. Somos uma família completa”, explica ela.
Um lar que transborda amor. Assim é a rotina da família, cercada de carinho e alegria. Vinicius, de 24 anos, Matheus, de 26 e a Ana Júlia, de 16. Esses são os filhos de uma mulher decidida e forte. Nascida e criada em Duque de Caxias, Ana Paula começou a trabalhar aos 11 anos vendendo quentinhas para ajudar a mãe. Ainda menina descobriu seu dom para trabalhar como vendas e nunca mais parou. Hoje ela é autônoma e trabalha em feiras e também visitando clientes. Com horário flexível, ela consegue se dedicar e acompanhar as demandas dos filhos.
“Ser minha própria chefe é uma grande ajuda, pois com esse trabalho eu consigo conciliar os tratamentos dos meninos e posso ser mãe presente na vida dos meus meninos especiais. Eu vivo para eles. Nossa vida é muito alegre e recebo muito amor em troca”, explica a vendedora.
Grandes dançarinos, brincalhões e parceiros da mãe e da irmã. Assim Matheus e Vinicius levam a vida. E para não faltar nada, recentemente eles se formaram no primeiro curso de “Garçom, Garçonete e Recepcionista” votado para pessoas com síndrome de down do Rio de Janeiro, uma especialização oferecida pelo Instituto João Diniz. Eles agora também têm uma profissão.
Uma história de amor, respeito e dedicação. Histórias que se entrelaçaram e se completaram. Nosso carinho por essa mulher incrível e batalhadora que é a Ana Paula!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.