O Teste do Pezinho é fundamental para a saúde de todos os bebês. Ele assegura a pesquisa de diversas doenças nos recém-nascidos e tem como objetivo a prevenção precoce de problemas metabólicos, genéticos e infecciosos que podem evoluir para danos irreversíveis na saúde das crianças. O mês de junho é dedicado à campanha que reforça a importância desse exame - o Junho Lilás.
“É um teste gratuito e obrigatório. Deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida através da coleta de gotas em papel filtro por puntura (picada de agulha) no calcanhar do bebê”, explica a médica Ana Rosa Castellões, pediatra cooperada da Unimed-Rio.
Atualmente, o SUS realiza o teste reconhecendo seis doenças, que são: a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, as síndromes falciformes, a fibrose cística, a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase. Em breve, haverá o aumento do número de doenças pesquisadas, prevenindo a mortalidade infantil.
“É importante que todas as mamães e papais, em caso de dúvidas, conversem com seus pediatras. Eles recebem na alta de seus bebês a solicitação para a realização do Teste do Pezinho. É importante que o teste seja realizado no período indicado, evitando o erro diagnóstico das patologias pesquisadas. Os recém-nascidos devem fazer em unidades básicas de saúde pelo SUS ou em laboratórios indicados”, completa a Dra. Ana.
Como superar o fim de um relacionamento?
O Dia dos Namorados está logo ali. E para quem perdeu o grande amor, ainda é possível dar a volta por cima. Nada de ficar sofrendo. O melhor caminho é o amor próprio.
“Em um fim de relacionamento, as pessoas cometem alguns erros, como engatar um novo relacionamento, tentar voltar por carência, fingir que está tudo bem, monitorar as redes sociais do ex. Para lidar com o luto do fim é necessário reconhecer, aceitar essa realidade. Isso não ocorre do dia para a noite”, explica Cristiane Assumpção, psicóloga especialista em luto.
Então, chega de sofrer. Para enfrentar o problema e ter um Dia dos Namorados de bem com a vida e com a sua autoestima, a psicóloga deixa um recado importante.
“Entenda que não temos o controle de todas as coisas. Busque fazer atividade física, vá ao shopping, vá ao salão. Faça tudo que te faz bem. Lembre-se das suas qualidades e pense que não foi você que perdeu. Não gaste seu tempo com redes sociais, foque em você, em se tornar uma pessoa melhor. Saia da fossa e pense no que de fato você busca em um relacionamento”, finaliza Cristiane.
Beleza da Alma
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração” (Madre Teresa de Calcutá)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.