Usado no Oriente há mais de 4000 anos, o chá se tornou uma das bebidas mais populares em todo o mundo, graças à sua facilidade de preparo, diversidade de sabores e benefícios para a saúde. Eu sou uma fã de carteirinha!
A bebida preparada com a infusão de folhas, flores, raízes de plantas pode ser consumida quentinha ou fria, pode ser usada no café da manhã, nos lanches e até e mesmo antes de dormir. A seguir, tire as principais dúvidas sobre o assunto. Confiram!
Os chás ajudam a emagrecer?
Alguns chás são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo temporariamente, conhecido como efeito termogênico, como chá verde, chá preto, chá de gengibre, chá de canela, entre outros. “Eles contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal somente será obtido juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”, esclarece o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, da Herbalife do Brasil.
Outro ponto positivo é que essas bebidas contribuem para o aumento no consumo de líquidos, apoiando na hidratação do nosso organismo.
Como consumir o chá termogênico?
Como a maioria dos chás termogênicos apresenta cafeína em sua composição, o ideal é consumir durante o dia, até às 16h, para não impactar no seu sono. “Os intervalos entre as refeições são momentos estratégicos para inserir os chás termogênicos com o objetivo de dar uma turbinada na sua energia e disposição. Mas eles também podem ser ingeridos antes do exercício físico, contribuindo para um bom rendimento, uma vez que a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga, mantendo o esportista em atividade por mais tempo”, explica o nutrólogo.
Qual o consumo diário para chás termogênicos com cafeína?
De maneira geral, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a ingestão diária de até 400 mg de cafeína, sendo até 200 mg por vez. Portanto, é importante ficar atento às recomendações do rótulo do produto e avaliar a quantidade de cafeína que cada bebida oferece por porção.
Quais outros benefícios os chás oferecem?
Segundo o médico nutrólogo, os chás verde e preto, por exemplo, contêm flavonoides e fitonutrientes ricos em antioxidantes que protegem as células contra as ações danosas dos radicais livres, ajudando a combater a inflamação no corpo, melhorando algumas funções cerebrais como a atenção e a memória, ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Outras ervas, como a camomila e a erva-doce, também têm ação antioxidante, porém sem a cafeína, e assim ajudam a promover o relaxamento e a contribuir para um sono reparador, além de ajudar a melhorar o sistema digestivo.
Os chás têm alguma contraindicação?
Qualquer pessoa com sensibilidade à cafeína ou restrições devido a uma condição de saúde — como gestação, amamentação, gastrite —, deve ajustar sua ingestão conforme as recomendações do médico e/ou nutricionista. Também é preciso lembrar que a resposta e a tolerância à cafeína podem variar de uma pessoa para outra.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.