Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, realizou, na Praça Roberto Silveira, no centro do município, mais uma etapa da campanha de adoção responsável de cães. Os animais expostos estavam abrigados do calor, recebendo água fresca e ração. Todos foram resgatados em situação de abandono nas ruas.
Para incentivar a campanha de adoção responsável, a SMMAPA também irá realizar futuramente o Pet Delivery, um programa que tem o objetivo de facilitar o processo de guarda. Antes da adoção, é preciso preencher uma ficha com dados do adotante responsável, informando o local, data e horários para o animal ser entregue.
A campanha tem o objetivo de conscientizar a população contra as práticas de abandono e maus tratos de animais, que são considerados crimes, além de mostrar que a adoção faz diferença, tanto na vida daquele que foi adotado, quanto na vida daquele que adota. No caso dos animais, além do benefício para o próprio bichinho, resulta na redução da quantidade de cães e gatos que vivem nas ruas sujeitos à violência e doenças. Para o humano, traz benefícios para a saúde física e mental já que ter um animal de estimação diminui consideravelmente os níveis de estresse, depressão e sedentarismo.
Resgate de animais
Nos últimos anos, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMAPA), vem realizando inúmeros atendimentos para o resgate de animais silvestres na cidade. Entre 2019 e os primeiros meses de 2023, o número de casos chegou a 432. Foram resgatadas várias espécies de animais silvestres, como Tucano-Toco, Gambás, aves como a Juruva-verde, Caburé-miudinho (a menor coruja brasileira), Corujinha-do-mato, Tatu-bola, Jiboia-constritora, Bicho-preguiça, Falcão-de-coleira, Jacaré-de-papo-amarelo, Bugio e Mico-estrela. A grande maioria dos atendimentos foi feito a gambás.
Atendendo ao critério do Resgate de Animal Silvestre em ambiente urbano, aqueles que se encontram saudáveis e pertençam à fauna local são soltos em unidades de conservação do município. Os feridos são encaminhados para o CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, para recebimento dos cuidados necessários e posterior avaliação da possibilidade de reintrodução ao habitat natural.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal aconselha toda a população para que, caso encontrem animais silvestres em áreas públicas ou domiciliares, não devem mexer, manipular, ou alimentar indevidamente. O correto é entrar em contato com o setor responsável pela proteção animal, através do telefone (21) 2776-8704. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias fica localizada na Alameda James Franco, 03, em Jardim Primavera.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.