Ação ambiental em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Mais de 125 crianças e adolescentes puderem aprender e se divertir com o “Jogo do Saneamento” da Águas do Rio, um tabuleiro gigante que abordou temas relacionados ao saneamento básico de forma lúdica no Dia Mundial da Água, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. A garotada também teve a oportunidade de conhecer de perto um minilaboratório que fazia a demonstração das etapas de tratamento da água que chega às residências dos caxienses.

Até os professores entraram na brincadeira, relembrando algumas mensagens importantes sobre conscientização ambiental. Uma delas foi a educadora Graciela, da Escola Municipal Marcio Fiat.
Ação ambiental em Duque de Caxias - Divulgação
Ação ambiental em Duque de CaxiasDivulgação
“Eu trouxe as minhas crianças para aprenderem sobre a importância da água em nossas vidas. Além de conseguir mostrar que esse é um recurso finito e que todos nós devemos preservar”, explicou.

Durante a brincadeira, alguns alunos foram muito participativos e mostraram interesse nos assuntos abordados. Um deles foi João Miguel, aluno da escola Marcio Fiat, que replicou uma das lições aprendidas.
“Se a gente não cuidar da água, ela pode acabar”. Ao final do jogo, as crianças recebiam o título de ‘Embaixadores do Saneamento’, para aplicarem o que aprenderam em suas casas, com seus pais, amigos e outros familiares.

Para Luciana Muniz, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, a iniciativa foi uma oportunidade de conscientizar os jovens sobre a importância de cuidar da água.
“Essa data é muito significativa, pois é uma oportunidade de refletirmos sobre como nossas ações impactam no meio ambiente. Além do jogo, que tem dicas para o uso consciente da água, também explicamos o caminho que ela percorre até chegar nas casas dos moradores. Por trás disso, tem muito investimento da concessionária para manter a qualidade da água que é distribuída para a população”, acrescenta.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Duque de Caxias e faz parte da agenda nacional do Vigiagua, Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano e contou com a participação de outros órgãos como Cedae, Inea e das Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente.