Escolas estão em construção em Duque de CaxiasDivulgação
Caxias amplia construção de escolas com moderno padrão de engenharia
Cidade da Baixada Fluminense está construindo sete novas unidades
Duque de Caxias - Neste Dia Mundial da Educação, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias homenageia a todos os educadores que atuam na rede pública, que vem se estruturando cada vez mais. Nesse momento, há sete unidades novas em construção e há também melhorias sendo feitas nos antigos prédios, que recebem reforma e climatização.
Entre as inovações que a Prefeitura tem implementado na Educação está a adoção de escolas de moderno padrão. A estrutura de novas unidades segue o modelo dos prédios que foram cedidos para a instalação do Campus da UFRJ no município, em Santa Cruz da Serra. Sete unidades que estão sendo construídas pela Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil foram concebidas de acordo com esses moldes, que permitem a oferta de ensino com maior qualidade.
Essas novas unidades ficam nos bairros de Cangulo, Parque das Missões, Olavo Bilac, Parque Paulista, Bom Retiro, Vila Canaã e Imbariê. Além de seis a oito salas de aula, elas serão equipadas com biblioteca, sala de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento especializado e sala de apoio. A estrutura também comporta refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva, vestiários, além de amplo espaço administrativo.
O projeto dessas escolas está de acordo com as normas de acessibilidade e traz outra modernidade: a geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos. A energia solar é boa para o meio ambiente e proporciona redução dos gastos. Esses equipamentos já foram instalados no teto da nova escola do Parque das Missões, que fica na Rua Avançada. Essa unidade está na fase final das obras e já está recebendo também o revestimento cerâmico do piso.
Outra unidade cujas obras estão avançadas é a do Parque Paulista, que fica na Avenida 31 de Março, na esquina com a Rua Córrego, no Terceiro Distrito. A construção já entrou na fase dos acabamentos e da execução de formas e ferragens.
Além de cinco escolas padrão, outras duas unidades menores, mas também bem equipadas, estão sendo construídas. Elas diferem das outras basicamente pelo número de salas de aula, que em vez de oito são seis. Mas obedecem a qualidade semelhante. Uma delas está voltada para a instalação da nova Escola Municipal Montese, que funcionará na Avenida 31 de Março, na esquina com a Rua Córrego, no bairro Vila Canaã, no Terceiro Distrito. Outra unidade ficará no Bom Retiro.
A adoção de novas unidades de ambientes multiuso e de salas de recursos multifuncionais visa a atender a projeto pedagógico mais dinâmico e que permita o aprendizado de todos, inclusive crianças com deficiência. Acompanhe o andamento desses investimentos através de nosso site e das redes sociais da Prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.