Biblioteca em Xerém celebra Dia da Baixada FluminenseDivulgação
O encontro contou com as participações da jornalista Marcia Catita, fundadora do jornal comunitário Folha de Xerém; do professor Artur Costa e de alunos do Colégio Estadual Santo Antônio, responsáveis pelo projeto “Visitando a Memória de Xerém”; além da estudante Maia Carolina Gomes, diretora e roteirista do curta-metragem “FNM: A Vila de Operários”.
O projeto “Visitando a Memória de Xerém” nasceu em 2022, no Colégio Estadual Santo Antônio, com o propósito de criar um centro de memória sobre a história de Xerém, através da digitalização e catalogação das edições impressas do jornal comunitário Folha de Xerém. O trabalho, que é feito nos horários vagos das aulas, já digitalizou 20 edições até agora.
O jornal Folha de Xerém surgiu em 1990, em formato de tabloide, com o intuito de chamar atenção para os problemas e as reivindicações da comunidade, mas também de preservação das histórias de Xerém, documentadas na coluna Minha Terra, Minha Gente, escrita por moradores antigos do bairro.
Outra participação marcante durante o evento sobre a Baixada Fluminense foi a exibição do curta-metragem “FNM: A Vila de Operários”, realizado a partir do projeto Cinema Leva Eu, criado pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) e do Instituto Zeca Pagodinho. A autora e diretora do filme, Maria Carolina Gomes, acompanhada do produtor Filipe Evangs e do diretor de fotografia Leonardo Bordignon, contou como foi o processo de criação do documentário, gravado na Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar, que por anos abrigou o antigo Cine FNM (Fênêmê).
O filme resgata as histórias de operários e filhos de operários da antiga Fábrica Nacional de Motores (FNM). A indústria que, durante a Segunda Guerra Mundial, produzia motores aeronáuticos, foi inaugurada no ano de 1942, em Xerém, Duque de Caxias, e se tornou a primeira fabricante de caminhões do Brasil. Antigos operários e familiares, que aparecem contando as suas histórias no documentário, fizeram questão de ir ao evento e prestigiar o trabalho cinematográfico.
A Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar está localizada na Praça Engenheiro Leão de Moura, s/n, em Xerém – DC.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.