Ministro da Agricultura declarou emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária no Brasil Reprodução/Agência Brasil

Duque de Caxias - O Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento declarou estado de emergência zoossanitária, através da Portaria n. 587/2023, devido à Influenza Aviária. A Secretaria Municipal de Agricultura de Duque de Caxias já começou a realizar ações de conscientização e prevenção com os avicultores e proprietários que possuem aves na região.
A gripe aviária é uma doença de aves domésticas e silvestres, causada pelo vírus de influenza A (IAV), altamente patogênico. O vírus Influenza A pode infectar aves e mamíferos, incluindo humanos, e é transmitido de forma rápida, através de aerossóis respiratórios, fezes e fluídos corporais, seja diretamente (proximidade hospedeiro-hospedeiro) ou indiretamente (água ou objetos contaminados).
Nas aves domésticas a doença é caracterizada principalmente por alta mortalidade e problemas respiratórios, tais como tosses, espirros, muco nas narinas e hemorragias nas partes desprovidas de penas e mucosas. Podem ocorrer sinais clínicos no sistema nervoso, como o andar cambaleante das aves. Em aves em postura, ocorre queda de produção de ovos.
Caso você encontre aves mortas ou apresentando dificuldades no sistema nervoso, motoras, ou respiratórias, procure manter distância segura. Não mexa nos animais e informe imediatamente ao núcleo de atendimento da Secretaria de Agricultura, nos seguintes telefones: (21) 96408 – 7074 / (21) 99736 – 7850 ou e-mail: postomunicipaldapmdc@gmail.com / pmdc.smag@gmail.com