Maternidade de Santa Cruz da Serra ganha posto do DetranDivulgação
Nesta quinta-feira (22/06), o prefeito Wilson Miguel dos Reis, ao participar das comemorações de aniversário da Maternidade de Santa Cruz da Serra, fez o lançamento oficial dos serviços de registro na unidade e destacou a importância da iniciativa.
O papai Gustavo Santos foi um dos primeiros a fazer uso dos serviços gratuitos de identificação civil e registro de nascimento na maternidade municipal.
Em fevereiro deste ano, o Detran-RJ instalou o seu primeiro posto de identificação civil no município, na Maternidade do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN). A instalação dos postos de identificação em maternidades públicas tem como objetivo ajudar a combater um problema nacional: o sub-registro civil da população brasileira. Com o registro de nascimento, é emitida a carteira de identificação, documento que traz o CPF como único número de identificação em todo o território nacional.
No Brasil, cerca de 800 mil crianças não são registradas no primeiro ano de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2002, do total de 3,5 milhões de pessoas nascidas vivas, 24,4% não tinham certidão de nascimento. Retirar a certidão é um direito de todos, conforme a Lei 9.534/97, que garante a gratuidade do registro de nascimento e da emissão da 1ª via do documento.
Ao completar três anos de funcionamento, a Maternidade de Santa Cruz da Serra contabiliza mais de 85 mil atendimentos e mais de 17 mil partos realizados. Os números expressivos demonstram a importância da maternidade municipal, não só para as gestantes de Duque de Caxias, mas também para aquelas que vêm de outros municípios em busca de atendimento.
Funcionando em regime de plantão 24 horas, a maternidade atende mulheres com gravidez de risco habitual, com equipamentos modernos e profissionais especializados. A unidade possui ainda centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós-anestésica (RPA), 12 enfermarias (com seis leitos cada), uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.