Prefeito de Caxias participa de reunião Divulgação
Os novos projetos deverão promover o desenvolvimento sustentável, além de procurar viabilizar a igualdade de condições e de qualidade de vida entre os cidadãos de toda a região. O primeiro a ser apresentado foi o Ecosistema Metropolitano de Aplicação da Tecnologia BIM (Building Information Modeling), que visa modernizar e aperfeiçoar os processos de construção, arquitetura e engenharia. O segundo foi um estudo para a implantação de uma infraestrutura de tecnologia de informação que possibilita uma comunicação online mais eficiente entre os órgãos governamentais e entre eles e a população.
A seguir, foi apresentado o Projeto de Eficiência Energética, que tem o objetivo de medir o gasto global de energia de cada município, e reduzir de 15% a 30% o consumo de energia elétrica deles sem investimentos públicos. Foi exposta a proposta de implantação de um programa de Crédito de Carbono na Região Metropolitana, que deverá gerar novas receitas para os municípios. Por último, foi a vez do Cinturão de Monitoramento Integrado do Sistema de Transporte de Cargas e de Passageiros, que deve estabelecer uma conexão entre todos os Centros de Controle Operacional (CCOs) dos municípios e das concessionárias das principais vias da região para combater a criminalidade.
As propostas apresentadas foram aprovadas por todos os representantes presentes. O prefeito Wilson Reis destacou os comentários do governador Claúdio Castro sobre a Baixada Fluminense e a importância do consórcio e do Instituto Rio Metrópole para o desenvolvimento dos municípios do estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.