Duque de Caxias - O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), apresentou a palestra “Regras vigentes para a utilização do sistema e aeronaves não tripuladas (Unmanned aircrafts – UAs)”, popularmente conhecidas como drones. O evento ocorreu no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense (CICC-BF), localizado em Duque de Caxias, e teve como público-alvo representantes de secretarias de Segurança Pública e da Guarda Municipal dos municípios do consórcio, além dos sete batalhões da Polícia Militar localizados na Baixada Fluminense.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor operacional do CISPBAF, Dhiego Berg, e pelo Prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, que falou sobre seu interesse por drones e a importância de sua regulamentação.
“Acho incrível este tipo de equipamento e a capacidade de ampliação de resposta que ele oferece para a segurança pública. Mas sua ação precisa ser mesmo bem regulamentada, já que muitos adquirem eles para uso recreativo e precisamos garantir a segurança do espaço aéreo e das pessoas que possam estar ao alcance dos drones”, afirmou.
A palestra foi ministrada pelo capitão da aeronáutica Eduardo Silva, chefe da Seção de Coordenação e Controle de UAs do DECEA, com a participação e o depoimento do cabo Pedro Ambrosini, tripulante operacional e piloto de UAs do Grupamento Aeromóvel (GAM) da PMERJ. Na palestra, foram apresentadas as regras vigentes para utilização de drones em ações de segurança pública, informações sobre o cuidado necessário com eles e foram mostrados alguns casos de sua utilização de ponta em outras partes do mundo.
“Esta palestra vai servir de exemplo para outras regiões do Brasil, pois foi a primeira vez que a demos para um consórcio de municípios, o que amplia o alcance da capacitação que oferecemos”, declarou o capitão Eduardo. No final, o Secretário Municipal de Segurança Pública de Duque de Caxias, Roberto Gabriel de Souza, apresentou as ações tecnológicas adotadas pelo município para proporcionar maior segurança à população.
O CISPBAF foi criado com o objetivo de melhorar os índices de segurança na região. O Consórcio foi criado por iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com os governos federal e estadual, que investiram recursos para a compra de equipamentos modernos de monitoramento e vigilância para aumentar a segurança da população da Baixada Fluminense. Atualmente o consórcio não se restringe apenas à população da Baixada, contando com a participação de mais seis municípios de fora da região, como Angra dos Reis e São Gonçalo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.