SAMU de Caxias já realizou mais de 2.900 no 1º quadrimestreDivulgação
No município de Duque de Caxias, a equipe SAMU é comandada pelo diretor-geral Danilo Paiva, o coordenador de Enfermagem Roberto Pinto de Oliveira e pelo coordenador médico Rafael Baruzzi. A equipe conta, ainda, com os profissionais do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), formada pelo técnico de enfermagem e instrutor Adriano Valença e pela enfermeira Cláudia Fidélis Basílio. Os profissionais Socorristas são fundamentais na assistência à saúde da população duque-caxiense.
De janeiro a abril deste ano, os socorristas do SAMU 192-DC já realizaram mais de 2.900 atendimentos, contabilizando uma média de 725 ocorrências por mês. Os dados levantados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) mostram que houve predominância dos atendimentos clínicos (56%), seguidos de trauma (17%), atendimentos psiquiátricos (15%), transferência inter- hospitalar ( 6%), obstétricos (4%), pacientes críticos (1,2%) e pediátricos (0,6%).
Os serviços realizados pelos socorristas, através do telefone 192, atendem a população com o objetivo de chegar precocemente à vítima em situação de emergência que possa levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Esses profissionais são responsáveis por realizar o primeiro atendimento e encaminhar os pacientes até uma unidade de saúde, no menor tempo possível, para continuidade do tratamento.
O SAMU funciona 24horas por dia. Para entrar em contato, basta ligar para o número 192 e responder algumas perguntas para que seja direcionado o melhor recurso, conforme necessidade e avaliação do médico regulador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.