Defesa Civil de Caxias forma turma de brigada ambiental voluntáriaDivulgação
Defesa Civil de Caxias forma turma de brigada ambiental voluntária
Receberam o certificado de conclusão do curso, que teve duração de 12 semanas, 80 voluntários cadastrados
Duque de Caxias - A Superintendência de Defesa Civil de Duque de Caxias, através do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil – NUPDEC, realizou, no último sábado (12), em Xerém, no quarto distrito, a formatura de mais uma turma da Brigada Ambiental Voluntária. Receberam o certificado de conclusão do curso, que teve duração de 12 semanas, 80 voluntários cadastrados na Rede Bravo.
Os novos brigadistas foram treinados para apoiar nas respostas aos incêndios florestais, intensificados pelo período de estiagem, que se estende de junho a outubro, além de contribuir com a vigilância e as atividades de educação ambiental. A Brigada Ambiental Voluntária foi formada como um mecanismo de resposta aos impactos causados ao município nesse período do ano, buscando atender as diretrizes do Plano de Contingência para Estiagem. Dessa forma, os voluntários formados estarão de prontidão durante essa fase.
No decorrer do ano, a Defesa Civil Municipal promove diversos cursos para qualificação dos voluntários, que somam hoje mais de 10 mil moradores dos quatro distritos, incluindo membros da Cruz Vermelha Brasileira, Escoteiros, Desbravados, Bombeiros Civis, entre outras instituições e organizações não governamentais e associações de voluntários e comunitárias. Também são realizados exercícios simulados, conforme determina o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O grupo atua, também, em eventos de grandes concentrações humanas no município e de apoio a outras cidades, quando se fizer necessária a ajuda de agentes e voluntários.
Entre os cursos promovidos este ano pela Defesa Civil de Duque de Caxias estão os de prevenção e combate a incêndio, radioamador, gestão de riscos urbanos, estabilidade de talude e encostas, primeiros socorros, gestão de risco e prevenção de desastres, prevenção e resposta a incêndios florestais, resgate tático, cuidador de idosos, capelania, atendimento pré-hospitalar, chefia e liderança, gerenciamento de abrigos e acidentes com produtos perigosos. Existem também os grupos de voluntários TEEN e KIDS, de oito a 13 anos, e da coordenadoria de juventude, com jovens de 14 a 17 anos.
Para se inscrever como voluntário e participar dos cursos oferecidos, os interessados devem acessar o link www.sistematica.info/redebravo, da Rede Brasileira de Voluntários de Proteção e Defesa Civil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.