Duque de Caxias - O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inauguraram, nesta terça-feira (05/09), o Polo do Programa Empoderadas, na Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso, localizada na Alameda Rui Barbosa, no bairro Jardim Primavera.
De acordo com a superintendente e idealizadora do Programa, a ex-lutadora Érica Paes, especialista em segurança feminina, é gratificante implementar o Programa Empoderadas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na Casa da Mulher Caxiense.
“O nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas, a fim de aumentar a dignidade, como também a segurança das mulheres da cidade”, disse a superintendente.
Segundo a subsecretária de Assistência Social, Aline Ribeiro, a Casa da Mulher Caxiense é um local de acolhimento:
“O empoderamento se dá a partir das nossas ações, sejam elas pelo Programa Empoderadas que visa à autodefesa feminina, como também prepará-las para o mercado de trabalho, por meio de oficinas”, explicou Ribeiro.
Já o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Janyr Menezes, ressaltou que o trabalho realizado na Casa da Mulher Caxiense é de excelência.
“A SMASDH ampara a mulher e promove o aconchego. Além disso, ela é preparada e capacitada a fim de que possa ser inserida ou reinserida no ramo de atividades trabalhistas”, disse o gestor da Pasta.
“Em todos os lugares eu estou divulgando o Programa Empoderadas, porque eu fui acolhida. Mulher, você que é vítima de alguém de sua confiança, você que está sentindo que a sua vida está em frangalhos, venha para a Casa da Mulher Caxiense, porque aqui você será assistida e sarada até o ponto de você empoderar outras mulheres”, convidou a cabeleireira Rosa Pádua, de 54 anos.
Também presente no evento, a delegada da DEAM/DC, dra Fernanda Fernandes, reforçou que as mulheres estão recebendo aulas de autodefesa, mas também de empreendedorismo.
“Enfim, Duque de Caxias tem implementando inúmeras políticas públicas de proteção às mulheres”. Para o prefeito do município, Wilson Reis, o trabalho desenvolvido pela SMASDH é muito importante. “O lançamento do Programa Empoderadas veio somar às inúmeras atividades que têm o propósito de valorizar cada vez mais as mulheres”, finalizou o prefeito.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.