Duque de Caxias - Nesta terça-feira (12/09), começou a funcionar, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, a Operação Barreira Sanitária da Baía de Guanabara. A ação visa à coibição do descarte de resíduos nos lixões clandestinos existentes no bairro e, a longo prazo, acabar com esses próprios lixões. A operação é uma iniciativa do Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado de Polícia Militar, e da Prefeitura de Duque de Caxias, por meio das Secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente e Proteção Animal.
A iniciativa conta com seis viaturas policiais, um caminhão e 24 policiais militares, divididos em dois turnos, garantindo o monitoramento das cinco entradas do bairro, 24 horas por dia.
“Este é um sonho que virou realidade, a partir dos pedidos do deputado estadual Rosenverg Reis, filho daqui da cidade. Já fazíamos ações pontuais para combater o descarte não autorizado de lixo no Jardim Gramacho, mas agora temos uma ação contínua. O grande lixão que existia aqui oficialmente foi fechado e agora vamos acabar com os lixões clandestinos”, afirmou o vice-governador e secretário do Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Ele deixou claro, porém, que a operação não vai inibir os trabalhos dos polos de reciclagem que proliferam no bairro.
“Os caminhões que estiverem transportando lixo qualificado para reciclagem podem entrar no bairro normalmente. Eles transportam uma carga diferente do lixo que é simplesmente descartado. E não vamos focar só na barreira. Iremos atrás de cada um desses lixões clandestinos para eliminá-los de vez”, concluiu o vice-governador.
O prefeito Wilson Reis destacou mais esta parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado.
“O que estamos começando a fazer aqui servirá de exemplo para outras cidades do estado. Esta é uma proposta que só pode dar certo porque temos uma longa parceria com o Estado, sempre visando o bem-estar de nossa população”, declarou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.