Hospital São José, em Duque de CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Duque de Caxias é hoje referência no atendimento pelo SUS – Sistema Único de Saúde no estado. O município conta com unidades de atenção básica nos quatro distritos, além de hospitais referência, como o municipalizado Adão Pereira Nunes e o municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, de média e alta complexidade, que estão recebendo obras de melhoria e ampliando o número de leitos.
Em parceria com o governo do estado, a Prefeitura já inaugurou e está construindo Unidades Básicas de Saúde para solucionar os problemas de saúde que não são considerados graves, com atendimentos nas UPHs – Unidades Pré-Hospitalares, UBSs – Unidades Básicas de Saúde e USF – Unidades de Saúde da Família. Com isso, desafoga os atendimentos nos hospitais.
Em breve, o município vai contar com a maior unidade cardiológica do estado, que fará procedimentos como cateterismo, angioplastia e cirurgia cardíaca, entre outros. Funcionando em plantão de 24 horas, o hospital terá capacidade para realizar mais de 60 procedimentos de cateterismo por dia, podendo chegar a 22 mil por ano. Também estão em construção, no terceiro e quarto distritos, respectivamente, as UPHs de Imbariê e de Xerém.
No momento, estão em construção, no município, as UBS dos bairros Santo Antônio da Serra, no quarto distrito, e dos bairros Bom Retiro e Jardim Primavera, ambas no segundo distrito. As unidades são padrão e contam com cinco consultórios, sala de coleta, fisioterapia, sala de curativo, sala de vacina, consultório odontológico e farmácia.
Hoje, as UPHs atendem moradores do bairro onde funcionam e de localidades próximas. São referência também para pacientes de municípios vizinhos, que procuram atendimento de qualidade, em qualquer horário.