Caxias realiza seminário de turismoDivulgação

Duque de Caxias - A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias realizou a segunda edição do Seminário Municipal de Turismo, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador).

O evento reuniu turismólogos, guias de turismo, artesãos e empreendedores para comemorar o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, ambos celebrados em 27 de setembro. O objetivo é ressaltar a importância do setor para o município, que este ano entrou para o Mapa do Turismo Internacional da Embratur.

Durante o encontro, a subsecretária de Cultura e Turismo, Lídia Malafaia, destacou os trabalhos que estão sendo feitos para fomentar o setor, além de Duque de Caxias integrar a Instância de Governança Regional (IGR) da Baixada Verde e a realização do Inventário Turístico do município.

“Temos feito uma conscientização dos próprios munícipes, inclusive realizando trabalhos nas escolas com o projeto “Turismo nas Escolas”, que mostra aos alunos que aqui tem turismo, que eles não precisam sair do município para buscar um parque ou uma cachoeira para aproveitarem o dia”, disse a subsecretária.

Desde 1987 promovendo shows de humor em Duque de Caxias, o humorista André Lucas lembrou do carinho que o seu pai, Chico Anysio, tinha pela cidade.
“O Chico Anysio criou um personagem, o Seu Boneco, interpretado pelo meu irmão Lug de Paula, que morava em Caxias. E no Brasil todo, por mais que Caxias seja conhecida, se popularizou ainda mais por conta do personagem”, ressaltou o humorista.

O seminário contou ainda com exibição de asa delta, pela Associação de Voo Livre e Amigos de Duque de Caxias (AVLADUC); passeio a bordo do Jeep Mazzaropi, pelo Centro Cultural Oscar Niemeyer; apresentação cultural com integrantes do Museu Vivo da Capoeira; feira de artesanato e agricultura familiar. Entre os palestrantes, estiveram presentes a Profa. Isabela Fogaça (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Flavia Domingos (Conselho Regional de Contabilidade), além dos participantes da mesa-redonda: Antônio Augusto (Diretor do Museu Vivo do São Bento), Luiz Henrique Lima Rocha (Jeep Mazzaropi) e Wellington Menghini (Subsecretário Municipal de Agricultura).