Saúde é tema de debate na Câmara de Duque de CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação

Duque de Caxias - A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu mais uma sessão plenária. Os parlamentares levantaram questões importantes muito discutidas atualmente pela população. Primeiro a discursar, o vereador Michel Vila Nova (PSDB) levou aos colegas presentes e ao público na galeria uma indicação, de sua autoria, que visa criar a Semana Municipal de Prevenção à Obesidade.
O parlamentar demonstrou preocupação com o quantitativo de obesos e tratamentos realizados no município e no país. Por isso, alertou para a gravidade do problema, destacando que este é um caso crítico de saúde pública pouco discutido.
Saúde é tema de debate na Câmara de Duque de Caxias - Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Saúde é tema de debate na Câmara de Duque de CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação


“A obesidade é uma epidemia global que traz consigo uma série de complicações à saúde. Ela sobrecarrega o nosso sistema de saúde e gera enormes custos financeiros para o tratamento das doenças relacionadas, como: diabetes, hipertensão, diversos tipos de cânceres e doenças cardiovasculares”, relatou o parlamentar ao se aprofundar no tema.

Após as manifestações dos vereadores, foram votados Projetos de Lei e Projetos de Decretos Legislativos apresentados em expedientes anteriores. Na sequência, a mesa diretora agradeceu a presença de todos e encerrou a Sessão Plenária desta quinta.
Saúde é tema de debate na Câmara de Duque de Caxias - Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Saúde é tema de debate na Câmara de Duque de CaxiasArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
Saúde Mental
A Câmara de Duque de Caxias também sediou o XIII Fórum de Saúde Mental, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que abordou o tema: “Não à banalização da saúde mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio. Psicólogos, estudantes, e autoridades municipais estiveram presentes.

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde Mental, Alessandra Andrade, explicou a finalidade do fórum e as demais ações realizadas no município.
“Foi um mês muito produtivo em termos de capacitação e de entendimento do que é a saúde mental, suas técnicas de prevenção e de cuidado”.

Os psicólogos Cláudia Brandão Behar e Eduardo Duarte ministraram a palestra “Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, e apontaram que o mercado de trabalho vem sobrecarregando as pessoas, por isso, as empresas precisam se adaptar. A delegada da Delegacia Especializada da Mulher (Deam/DC), Drª Fernanda Fernandes, falou sobre a saúde mental das mulheres vítimas de violência.

O psicólogo Diogo Bonioli apresentou números sobre o suicídio no Brasil e alertou para os casos de automutilação e de lesões provocadas. Também foi enfático ao dizer que, apesar de ser dito que o suicídio é um ato de finalizar uma dor, na verdade, ele é um rompimento com o laço social e que acontece aos poucos, a partir do momento em que a pessoa “se deixa morrer” por diversos fatores.

Após as palestras e os discursos da mesa, a coordenadora de projetos e ações, Josilene Gomes Honorato, deu início à entrega de certificados.