Agentes de saúde e endemias ganham cerimônia de formatura em CaxiasDivulgação

Duque de Caxias - Em cerimônia realizada nessa quarta-feira (4), na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, dezenas de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias receberam o certificado de conclusão dos cursos de Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

A formatura contou com a presença da Secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano; do vereador do município, Alex Freitas; do superintendente de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses da SMS-DC, Henrique Silva; representantes dos departamentos da SMS; além de familiares e amigos dos agentes comunitários.
Agentes de saúde e endemias ganham cerimônia de formatura em Caxias - Divulgação
Agentes de saúde e endemias ganham cerimônia de formatura em CaxiasDivulgação


A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Marcela Paulino, há 13 anos exercendo a função no município, era uma das mais animadas para receber o diploma de formação técnica e falou da importância dessa qualificação.
“No decorrer desses 13 anos, considero que esse é um momento único pra todos nós. Não foi fácil chegar até aqui e concluir essa formação, mas todo sacrifício valeu a pena, porque o aprendizado que tivemos será essencial no trabalho de cada agente junto à população”, declarou a ACS Marcela.

Concluíram o curso técnico 173 agentes, sendo 56 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), lotados no Departamento de Atenção Primária (DAP), e 117 Agentes de Combate às Endemias (ACE), lotados na Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ). Os cursos fazem parte do Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.
Agentes de saúde e endemias ganham cerimônia de formatura em Caxias - Divulgação
Agentes de saúde e endemias ganham cerimônia de formatura em CaxiasDivulgação


Programa Saúde com Agente
O Programa Saúde com Agente, instituído pela Portaria Nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, destina-se à formação técnica dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. A iniciativa, do Ministério da Saúde, visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. O programa também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.