Caxias recebe seminário sobre igualdade de gêneroDivulgação

Duque de Caxias - A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, através do Centro de Referência do Homem (CR Homem), realizou, no auditório da Universidade Unigranrio/Afya, um seminário para debater o impacto do machismo nas relações íntimas de afeto. O evento abordou a importância de existirem grupos reflexivos para homens que praticaram violência contra a mulher e o quanto esse tipo de debate é necessário em espaços como: escolas, universidades, e dentro das casas, onde acontece a maior parte das violências praticadas contra as mulheres.

O encontro contou com o especialista em políticas públicas para a infância pelo Núcleo de Ciência pela Infância da Universidade de Harvard, e que também faz parte do Instituto Promundo, Luciano Ramos. Ele buscou apresentar e debater o porquê do homem agir com violência e como a estrutura machista é construída e perpetuada, apontando formas de construção de novas masculinidades.
Caxias recebe seminário sobre igualdade de gênero - Divulgação
Caxias recebe seminário sobre igualdade de gêneroDivulgação


Para a subsecretária de Assistência Social, Aline Ribeiro, as mulheres precisam se empoderar diante da nossa sociedade, que é machista e patriarcal:
"A forma que nossa sociedade é construída faz com que práticas violentas e abusivas sejam vistas como naturais por muitas pessoas, mas nós, enquanto mulheres, precisamos nos posicionar e lutar contra esse comportamento. Portanto, discutir maneiras de superar essas questões se faz necessário diariamente", declarou Ribeiro.

Participaram do evento a subsecretária de Assistência Social, Aline Ferreira; a diretora do Departamento da Mulher, Cláudia Braga; a delegada titular da DEAM Caxias, Dra. Fernanda Fernandes, e o Professor Dario Cordova, entre outras autoridades.