Melhorias na saúde são abordadas na Câmara de Caxias Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação

Duque de Caxias - Dois assuntos relevantes para o município de Duque de Caxias permearam as manifestações dos vereadores na tribuna da Câmara, durante a última sessão plenária. A saúde e a educação foram os temas selecionados pelos vereadores Vitinho Grandão (SD) e Alex da Juliana do Táxi (MDB), respectivamente, que receberam ainda explicações e sugestões de outros edis.

Vitinho Grandão iniciou seu discurso ressaltando as obras que estão acontecendo no Segundo Distrito.
“Agradeço pelo avanço das obras da tão sonhada creche, posto de saúde, Fundec, área esportiva. É uma vitória termos conseguido um posto de saúde para atender a Vila Rosário, Pantanal e região”.

Em seguida, solicitou a abertura imediata de um posto de saúde na Praça do Galo a fim de desafogar o Posto do Pilar. 
O vereador Nivan Almeida salientou que Duque de Caxias é um município limítrofe com outros que não possuem uma rede de saúde parecida e, por isso, os moradores migram em busca de atendimentos desde os mais simples até os mais especializados. 
“Duque de Caxias é limítrofe de cidades que nunca investiram em saúde. Caxias se revelou na vanguarda do atendimento à saúde. Pertencemos aos SUS, não podemos impedir que pacientes de outras cidades não tenham atendimentos aqui”, explicou Nivan.

Atento aos discursos, o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) enfatizou: “Você vai ao Moacyr do Carmo, 50% das cirurgias são para pessoas de fora de Caxias. Quando um morador daqui passa mal no Rio é até atendido, mas eles mandam procurar a clínica da família do bairro. O Rio de Janeiro não atende a nossa população, então, porque temos que atendê-lo?”.
Feira de gastronomia

Visando o lazer, o entretenimento e a divulgação da gastronomia duquecaxiense, o vereador Michel Vila Nova (PSDB) explicou a sua indicação ao Executivo.
“Considerando a relevância dos estabelecimentos gastronômicos para a dinamização da economia local, bem como a sua contribuição para a geração de empregos e renda, proponho a realização anual da Festa da Gastronomia de Duque de Caxias, a ser realizada na Praça do Pacificador”.

O vereador Michel Vila Nova explicou que, durante o festival, bares, restaurantes e pessoas físicas cadastradas teriam a oportunidade de comercializar uma ampla variedade de comidas.
“Essa iniciativa não apenas vai proporcionar um ambiente festivo e acolhedor, mas também estimularia o turismo e promoveria a diversidade dos estabelecimentos”, justificou o autor da indicação.