'Circuito Carioca de Arte de Rua' chega a Duque de CaxiasMaringas Maciel/Divulgação

Duque de Caxias - Promovendo uma celebração da arte popular e do protagonismo feminino para crianças e adultos, com teatro, performances e interação direta com o público, o “Circuito Carioca de Arte de Rua” chega à Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, no sábado (22), às 9h. Com uma programação especial voltada para o Mês da Mulher, o evento é gratuito e contará com a mediação da atriz Dani Câmara, doutora em artes cênicas e apresentadora do programa Papo na Lage. Durante o evento, também será realizada uma oficina formativa em teatro de rua, reforçando a proposta do Circuito de democratizar o acesso às artes.

A programação contará com o espetáculo "Flora e o Passarinho", da Gira Cia Andante, que narra a jornada de uma menina em busca de um rio desaparecido, acompanhada por um passarinho. A peça, permeada por canções ao vivo e interpretada por bonecos de pano, traz uma mensagem de preservação ambiental. Outra atração será a performance "Artista da Terra", que trará a tradicional dança "ghawazee", uma expressão artística originária do Egito e precursora da dança do ventre.

O espetáculo "Histórias de Princesas Guerreiras", do Grupo Aslucianas, apresentará três narrativas de mulheres que superaram desafios: "A Princesa que Era Muda" (história africana), "Iara, A Sereia Guerreira" (lenda indígena da América) e "A Princesa que Enganou a Morte" (lenda indiana). A peça é dirigida por Luciana Ezarani.
"Será uma programação cheia de força feminina. Com muita alegria e magia para as crianças", destaca a diretora.

Desde dezembro, o “Circuito Carioca de Arte de Rua” vem ampliando seu alcance para além das zonas Norte e Oeste do Rio, levando arte e cultura a outras cidades do estado. A proposta de ocupar espaços fora do eixo Centro-Sul reflete o compromisso com o acesso à cultura e a descentralização das artes.
“Ocupar praças com arte é tirá-las da escuridão. Queremos tornar a praça uma grande festa de arte, cultura e reflexão, pois ao estar em contato com o ambiente que é de todos, o teatro de rua tem a função de refletir esse lugar, interagindo com ele.”

Grupo Aslucianas

Com uma trajetória de 22 anos, o Grupo Aslucianas é uma das poucas companhias majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Com uma pesquisa contínua em arte de rua e arte feminina, já produziu mais de 15 espetáculos, grande parte deles premiados em festivais e mostras nacionais. Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria Teatro de Rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, firmando sua internacionalização, que também inclui apresentações em Moçambique, na África.

SERVIÇO

Data: 22/03 (sábado)

Horário: 9h

Local: Praça do Pacificador, Centro - Duque de Caxias

Ingresso: Entrada gratuita

*Sujeito a alteração em caso de chuva