Seminário na UERJ, em Caxias, vai debater memória coletiva como resistênciaDivulgação

Duque de Caxias - A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) realiza, no próximo dia 29 de abril, às 14h, o seminário “Memória coletiva como forma de resistência e luta pelo reconhecimento dos direitos humanos nas periferias urbanas”. O evento acontece no pátio da FEBF, em Duque de Caxias, e é aberto ao público.
A proposta do seminário é fomentar um espaço de reflexão, escuta e fortalecimento das narrativas construídas nos territórios periféricos, a partir da valorização da memória coletiva como instrumento de luta e resistência pelos direitos humanos.
Composto por duas mesas de debate, o encontro irá reunir pesquisadoras, educadores e lideranças comunitárias para discutir experiências educacionais, expressões culturais e processos de construção de memória coletiva nas periferias urbanas. A programação será encerrada com apresentações culturais.
Segundo os organizadores, o objetivo é destacar como a memória coletiva atua como contraponto aos discursos hegemônicos que historicamente associam os territórios periféricos à precariedade e à criminalidade, invisibilizando suas potências e formas legítimas de organização social.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link.
Endereço: R. Gen. Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luis, Duque de Caxias - RJ, 25065-050