Seminário na UERJ, em Caxias, vai debater memória coletiva como resistênciaDivulgação
Seminário na UERJ, em Caxias, vai debater memória coletiva como resistência
Ação faz parte da programação da Semana da Baixada Fluminense
Duque de Caxias - A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) realiza, no próximo dia 29 de abril, às 14h, o seminário “Memória coletiva como forma de resistência e luta pelo reconhecimento dos direitos humanos nas periferias urbanas”. O evento acontece no pátio da FEBF, em Duque de Caxias, e é aberto ao público.
A proposta do seminário é fomentar um espaço de reflexão, escuta e fortalecimento das narrativas construídas nos territórios periféricos, a partir da valorização da memória coletiva como instrumento de luta e resistência pelos direitos humanos.
Composto por duas mesas de debate, o encontro irá reunir pesquisadoras, educadores e lideranças comunitárias para discutir experiências educacionais, expressões culturais e processos de construção de memória coletiva nas periferias urbanas. A programação será encerrada com apresentações culturais.
Segundo os organizadores, o objetivo é destacar como a memória coletiva atua como contraponto aos discursos hegemônicos que historicamente associam os territórios periféricos à precariedade e à criminalidade, invisibilizando suas potências e formas legítimas de organização social.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link.
Endereço: R. Gen. Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luis, Duque de Caxias - RJ, 25065-050

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.