Vereadores de Duque de Caxias Art Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
A vereadora Juliana do Táxi (PL) relatou transtornos com o trânsito.
O descaso da Águas do Rio foi outro ponto de sua fala. Juliana do Táxi repudiou a falta de atenção da empresa com o município e citou que há mais de 20 dias ocorre vazamento de água na Rua Vigilante Municipal, na Vila Operária.
A reforma da Creche e Escola Municipal Poetisa Cecília Meireles, na Vila Sarapuí, foi citada pelo vereador Michel Reis (SD). A obra foi realizada após o envio de sua indicação parlamentar à prefeitura.
O vereador Leandro Enfermeiro (PRD) também se manifestou sobre as ações da prefeitura no Primeiro Distrito, em especial, no bairro João Pessoa.
Dia do Cardiologista
O Dia do Cardiologista foi lembrado pelo vereador Catiti (PDT). “Temos que agradecer a esses profissionais que trabalham incansavelmente para melhorar a nossa saúde”. Ele também ressaltou a presença do Hospital do Coração no município.
Hepatite A
Os casos de hepatite A em alunos da Escola Municipal Olga Teixeira de Oliveira, no Parque Lafaiete, foram debatidos pelos vereadores na sessão plenária de 14/08. A vereadora Andreia Zito (PV), que abordou o assunto na sessão passada, reiterou sua preocupação.
“Hoje, eu retornei à escola e vi que as aulas continuam. Conversando com as mães, responsáveis e os alunos, fiquei mais preocupada com o destino da água da cisterna. A denúncia que recebi foi que desaguaram no canal Caboclo”, destacou Andreia Zito, apresentando documentos de análise da água feita no dia 08/08 e da Vigilância Sanitária “A Prefeitura de Duque de Caxias já tinha a comprovação de que o problema, realmente, é da água da cisterna”.
O vereador Junior Reis (MDB) também falou dos casos de hepatite A na escola explicando o motivo das aulas não terem sido suspensas.
O vereador e líder de governo, Eduardo Moreira (MDB), também apresentou laudos de análises da água, um, inclusive datado de 11/07, concluindo que a amostra estava própria para o consumo humano.
UBS Centenário
O vereador Marquinho Oi (União) comentou sobre as obras em andamento nos quatro distritos e apontou para a UBS do Centenário que é fruto de sua indicação parlamentar.
“Tenho certeza de que esta UBS vai ajudar muito os moradores do Centenário e, ali, já pega o Centro também. O importante é funcionar”, disse a vereadora Delza de Oliveira (MDB). Quanto ao burburinho sobre a mudança de nome, o presidente da Câmara, Claudio Thomaz (PRD) fez um esclarecimento a todos, sendo aplaudido em seguida. “Existe uma lei de minha autoria que proíbe a troca de nomes em aparelhos públicos na cidade de Duque de Caxias”.
Acessibilidade
Tendo em vista o grande número de pessoas com deficiência visual, em Duque de Caxias, o vereador Saulo Henrique (PL) apresentou indicação ao Executivo para que nos pontos de ônibus sejam instalados pisos táteis e também botoeiras sonoras nos sinais da nossa cidade.
Diante disso, o vereador Saulo Henrique disse vai propor um projeto de lei instituindo o Dia Municipal do Deficiente Visual com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos, os desafios e necessidades dessas pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.