Duque de Caxias - Duque de Caxias deu início à campanha Dezembro Vermelho — mês dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Este ano, o tema nacional é: “Contra as doenças, prevenção. Contra o preconceito, informação.”
No município, o Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC), por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), segue como referência para o tratamento e para a realização de testagem rápida gratuita e aconselhamento e conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
Atualmente, são feitas em média 10 testagens por dia, cerca de 200 por mês, com a identificação de 10 a 20 novos casos mensalmente. Não há qualquer pré-requisito para a realização do teste, que utiliza material totalmente descartável. Em caso de resultado positivo para HIV/Aids, a pessoa já sai da unidade com consulta e exames complementares agendados. Além do teste para HIV, o CTA também realiza exames para outras ISTs: sífilis e hepatites B e C.
A enfermeira Elisabeth Malet, que atua há sete anos no CTA do CMSDC, observa que houve, ao longo dos anos, aumento tanto da procura quanto do número de diagnósticos positivos. Segundo ela, “houve maior conscientização e, por conta disso, aumento no número de pessoas que buscam o teste e, consequentemente, no número casos positivos, tanto de sífilis quanto de HIV.” Elisabeth também reforça a importância de não interromper o tratamento mesmo quando a carga viral está baixa ou indetectável. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que 92% das pessoas em tratamento no país já alcançaram a carga viral indetectável, condição em que não há transmissão do vírus e a pessoa mantém qualidade de vida, sem desenvolver sintomas da Aids.
O SAE também realiza atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A farmacêutica bioquímica aposentada Irene Silva do Amorim, que trabalha no Programa, explica que a PrEP é destinada principalmente a pessoas com maior exposição ao risco e que têm dificuldade de usar preservativo. O serviço atende, dentro das diretrizes do SUS, pessoas trans, gays, homens que fazem sexo com homens, trabalhadoras e trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras drogas, oferecendo orientação completa sobre prevenção e formas de contaminação.
Na manhã desta segunda-feira (01/12), C., de 54 anos, procurou o Centro Municipal para fazer sua segunda testagem. Ela relatou ter cuidado do pai, que era soropositivo, e reforça a importância de orientar suas filhas sobre prevenção. Segundo C, “é importante usar preservativo mesmo sendo casada, porque você nunca sabe por onde o outro passou”.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do CMSDC funciona de segunda a sexta-feira no período da manhã de 08h00 às 11h00 e na parte da tarde 13h00 às 15h00, porém o teste rápido pode realizado em qualquer unidade de saúde do município.
As seguintes unidades de saúde tem programação voltada para o Dezembro Vermelho:
UPH Campos Elíseos Dia 03/12 (4ª feira) - de 09:00 às 12:00 horas Av. Actura, 333 – Campos Elíseos UPH Pilar Dia 09/12 (3ª feira) – de 09:00 às 16:00 horas Rua Carlos Alvear, s/n - Pilar UPH Saracuruna Dia 09/12 (3ª feira) - de 08:00 às 11:00 horas Av. Presidente Roosevelt, s/n - Saracuruna UPH Xerém Dia 15/12 (2ª feira) – de 09:00 às 12:00 horas Rua Nóbrega Ribeiro, s/n - Xerém UPH Imbariê Dia 15/12 (2ª feira) – de 09:00 às 12:00 horas Rua Santa Catarina, s/n – Imbariê
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.