Por felipe.martins

Rio - Que o Brasil é uma terra de golpistas em potencial, a gente já sabe há um tempo — e olha que nem estou falando de política. Usuários de Facebook e WhatsApp têm sido vítimas de armadilhas dos pilantras da internet, e fica aqui o alerta. Assim como na “vida real”, nunca descuide da segurança.

Esta semana a consultoria Kapersky alertou que um novo vírus infectou dez mil perfis do Facebook em apenas dois dias. A maior parte das vítimas está no Brasil. Os golpistas enviam mensagens em nome da rede social ou de alguma empresa, oferecendo alguma vantagem e pedindo para você clicar em determinado botão. Não caia nessa, sob risco de ter seus dados pessoais surrupiados.

Com o WhatsApp não é muito diferente. A empresa já informou que nunca entra em contato com seus usuários. Portanto, é furada qualquer mensagem oferecendo novos recursos, novos emojis, ferramentas bacanas, vindas supostamente do WhatsApp. Ignore e, claro, nem passe a mensagem adiante.

TEU PASSADO TE CONDENA?

Todo mundo usa algum programa do Google — ou não? Esta semana a empresa liberou a ferramenta Minha Atividade (ou My Activity). Trata-se de todo seu histórico de buscas, vídeos no YouTube y otras cositas más. É até engraçado dar espiada, matar saudades das suas ações na rede, envergonhar-se de outras... Você vai ficar surpreso ao perceber as toneladas de informações que o Google armazena a seu respeito – e é fornecendo os dados para a empresa que você a remunera pelos serviços gratuitos. O conteúdo pode ser apagado.

PARA QUEM GOSTA DE FOTO

Revelar uma ou outra de milhares de fotos armazenadas no smartphone nem sempre é fácil. Mas acaba de aparecer na praça um aplicativo que é bem funcional. Chama-se Kodak Moments. Permite que você selecione rapidamente as fotos para impressão e envie todas para a loja mais próxima. Quando estiverem prontas, você escolhe entre ir lá buscá-las ou se prefere receber o material em casa. Moleza. O app funciona no sistema operacional iOS (para quem usa iPhone) e no Android (a maioria dos celulares). Ponto para a Kodak.

Você pode gostar