Promoções da Black Friday dão descontos de até 80%

Guia mostra como consumidor pode aproveitar os preços mais em conta

Por O Dia

Rio - Chegou um dos dias mais esperados do ano por consumidores e lojistas: a Black Friday! Guia feito pelo DIA mostra que a última sexta-feira de novembro oferece descontos de até 80% em diversos segmentos, entre eles restaurantes, supermercados, vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos e livros. No entanto, é preciso manter a atenção redobrada para evitar cair em fraude. Sites como o Busca descontos (www.buscadescontos.com.br) e o Já cotei (www.jacotei.com.br) sinalizam produtos com mais descontos. Outra dica é definir o máximo que pretende gastar. “O valor da compra não deve comprometer o orçamento”, alerta o diretor de cartões do Itaú Unibanco, Marcos Magalhães.

Levantamento do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio) aponta que mais de 80% dos comerciantes esperam que as vendas subam até 3% com as promoções. A mesma pesquisa diz que que eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartphones e móveis serão os mais procurados.

Muitas lojas anteciparam as ofertas como Casas Bahia e Ponto Frio que desde ontem passaram a vender com preços de Black Friday. As redes abrirão hoje as 7h da manhã. Já a operadora TIM manterá as ofertas até segunda.

Restaurantes também aderiram à promoção. O Giraffa’s do Center Shopping Rio, por exemplo, está com várias ofertas. O combo filé de frango à parmegiana com refrigerante, de R$ 22,90, sai por R$13,90. As ofertas são válidas até domingo. Albergues e hotéis também entraram na onda. No Ipanema Plaza Hotel os descontos chegam a 50% no quarto de casal, com café da manhã e direito de hospedar uma criança de até 12 anos em apartamento de luxo.

Procon chama atenção para evitar problemas nas compras

O Procon dá algumas dicas para o consumidor evitar surpresas. Uma das mais importantes é em relação à segurança. O cliente deve se certificar se que a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais. É preciso verificar se essas páginas são iniciadas por https:// e geralmente há um cadeado ativado.

Ao receber e-mail com promoções, verifique se o endereço e a empresa que enviou é conhecida e tem idoneidade. Cuidados na hora do pagamento: lojas que apenas aceitam transferência bancária ou boleto são suspeitas potenciais, pois as modalidades não oferecem possibilidade de estorno. Quanto a trocas, os produtos duráveis podem ser efetuados em até 30 dias e 90 dias, os não-duráveis.

Reportagem da estagiária Laila Ferreira

Últimas de Economia