Por marlos.mendes
Rio - Um senhor dando dicas para fazer uma costela de fogo de chão, ao som de música gaúcha patrocinado por uma empresa do setor frigorífico. Representantes comerciais oferecem treinamento de venda e produtos para possíveis colaboradores. Uma menina de 20 anos dá orientações de maquiagem e ganha dinheiro pela indicação de produtos. Nos últimos anos, o Youtube, uma das plataformas de comunicação mais populares da internet, virou possível fonte de renda para qualquer um que tenha uma boa ideia para fazer negócio online.
Com base nessa nova realidade, Bruno Picinini, empreendedor digital e idealizador dos sites Empreendedor Digital e Férias Sem Fim, elaborou uma lista de cinco maneiras de usar essa ferramenta para ganhar dinheiro. São dicas que, se bem compreendidas, podem aumentar as chances do empreendedor criar um canal lucrativo no Youtube, onde os usuários podem carregar e compartilhar vídeos em formato digital.
Youtube é boa plataforma para empreendedoresReprodução Internet

Picinini recomenda a utilização da plataforma não como um fim, mas como um meio. “O objetivo é criar um negócio online lucrativo, no qual você possa dedicar seu tempo integralmente”, explica.

Publicidade
O negócio deve ser sobre um nicho específico, assim como os vídeos disponibilizados no Youtube. Picinini destaca que o futuro empreendedor deve dividir o nicho até que ele fique bem segmentado, mas ainda amplo o suficiente para que justifique ter um canal na plataforma. “Você não precisa ter milhões de seguidores e visualizações. O necessário é ter poucas pessoas altamente interessadas no que você tem. Então, você poderá fazer uma oferta para essas pessoas”, afirma Picinini. Confira, na reportagem, as cinco dicas para ganhar dinheiro pelo Youtube.

Cliques atraem anunciantes
O negócio funciona assim: os youtubers criam um canal para ter muitos seguidores e muitos vídeos. Os anunciantes aparecem depois, atraídos pelo público do canal e seus cliques. É isso que rentabiliza o site. “Grande parte dos canais gigantes mostram anúncios em alguma parte do vídeo. Toda vez que alguém clica nesses anúncios, o dono do canal ganha dinheiro. O valor por clique pode variar de alguns poucos centavos chegando até a alguns dólares”, afirma Bruno Picinini.
Publicidade
Sem seguidores...
O ponto negativo desses dois primeiros modos de utilizar o Youtube, segundo Picinini, é a necessidade de se obter milhões de seguidores para conseguir algum ganho financeiro. Isso já foi mais fácil no surgimento do Youtube, pois havia menos concorrência. Além disso, para alcançar um número considerável de seguidores, é preciso ter muita regularidade na publicação dos vídeos — de três a quatro vezes por semana. O que nem todo mundo está disposto a fazer. “O engajamento tem de ser muito alto. Além disso, é preciso torcer para o anunciante ser bom o suficiente e oferecer uma boa quantia”, destaca.
Patrocinador citado
De acordo com o empreendedor digital, a segunda maneira de ganhar dinheiro com o Youtube é também através da criação de um canal, para fazer muitos vídeos e atrair seguidores. Mas, neste caso, os anúncios não são a única fonte de renda. O futuro empreendedor seria patrocinado. Algumas empresas poderiam se interessar pelo assunto abordado pelo canal, vislumbrando que os seguidores podem se interessar pelo produto oferecido por ela. “Dessa forma, o dono do canal receberia uma quantia para mencionar a empresa em determinado episódio”, explica Picinini.
Publicidade
Conteúdo assinado é nova tendência
A terceira maneira de ganhar dinheiro pelo Youtube ainda é uma novidade no Brasil. Mas uma tendência que pode surgir no futuro, já em andamento nos Estados Unidos. A iniciativa é a produção de um canal pago, onde os vídeos produzidos têm conteúdo protegido. Só quem assina, pode acessar. “Vejo isso como uma alternativa mais viável, porque não precisa de milhões de seguidores e visualizações para dar um bom dinheiro”, analisa Picinini, idealizador dos sites Empreender Digital e Férias Sem Fim.
Produtos oferecidos
A quarta maneira de ganhar dinheiro pelo Youtube apontada por Picinini está relacionada ao oferecimento de produtos de outros empreendedores. Nesse caso, o youtuber trabalha como uma espécie de vendedor, que recebe por comissão. Assim, a missão é atrair o público para fazer a compra dos produtos, atrelados aos vídeos. “Se alguém comprar o produto deles através do seu link, você ganha uma comissão automaticamente, que pode chegar a até 70% do valor do produto”, garante Picinini.
Publicidade
Produto próprio
A quinta maneira é similar a anterior. A diferença é que, em vez de indicar os produtos de outros empreendedores, o youtuber oferece seu próprio produto aos internautas que assistem o seu canal. “Esse é um caminho mais viável para a maioria das pessoas”, acredita Picinini.