Por thiago.antunes

Rio - No momento em que o Rio de Janeiro enfrenta uma de suas piores crises econômicas, o setor elétrico acena com boas notícias para o estado. Um aditivo contratual firmado recentemente entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e duas das concessionárias que atendem a população fluminense — Light e Enel — vai permitir que as empresas antecipem investimentos.

O objetivo é viabilizar projetos que melhorem a qualidade da energia que chega ao comércio, às indústrias e às residências em nossos 92 municípios.  O aditivo determina que a frequência de interrupções no fornecimento de energia deverá ter uma importante redução, assim como a duração das interrupções que também deverá ser reduzida.

Ou seja, podemos esperar uma melhoria importante da qualidade do fornecimento de energia nos próximos anos.  Garantir esse nível de qualidade vai exigir um volume considerável de investimentos. Novas tecnologias, como as redes inteligentes, nas quais o fluxo de energia é controlado remotamente, devem ganhar espaço no estado.

Os medidores eletrônicos também devem se disseminar. Eles evitam os furtos de energia que sobrecarregam o sistema e são responsáveis por grande parte dos episódios de interrupção no fornecimento.

Novos investimentos são sempre bem-vindos, especialmente num momento difícil como o que passa o Rio. No setor de distribuição de energia, novos recursos significam não só a melhoria da qualidade da energia fornecida, mas empregos em todas as faixas sociais, com a abertura de canteiros de obras em vários municípios.

Essas são boas notícias que podem ajudar o nosso estado a ultrapassar as dificuldades atuais.

Você pode gostar