Mais Lidas

Caixa e BB começam a pagar abono do PIS/Pasep

Benefício referente a 2016 será liberado hoje a trabalhador nascido em julho. Também estarão disponíveis recursos do calendário de 2015 para quem ainda não fez o saque

Por thiago.antunes

Rio - A Caixa Econômica e o Banco do Brasil começam a pagar hoje o abono do PIS/Pasep — calendário 2017/2018, ano-base 2016, para mais de 24,12 milhões de trabalhadores e servidores que não têm contas nas duas instituições. Os primeiros a receber o PIS “novo” a partir desta quinta-feira são os nascidos em julho. No Estado do Rio, o benefício que varia de R$78 a R$ 937, será liberado a 2,03 milhões de pessoas.

O prazo de pagamento, conforme o mês de nascimento, vai até 26 de junho de 2018. Hoje, também os dois bancos voltam a pagar os valores do PIS/Pasep “antigo” de 2015. O prazo foi encerrado em 30 de junho, mas o Conselho Deliberativo do FAT decidiu dar mais tempo para a retirada. No país, 1,57 milhão ainda podem sacar.

No estado são 142.620 trabalhadores que não receberam o PIS e no Município do Rio, 66.453 pessoas não retiraram os valores, segundo levantamento da Caixa do último dia 21. O prazo agora, com esse nova chance, terminará em 28 de dezembro deste ano.

Trabalhador pode sacar com Cartão Cidadão nas agências da CaixaDivulgação / Fabio Rodrigues

Tem direito ao abono ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias ano passado com remuneração média de até dois mínimos; e teve dados informados corretamente na RAIS. O critério também vale para trabalhadores que não sacaram o dinheiro referente a 2015.

Correntistas da Caixa nascidos em julho com direito ao abono já receberam. O banco creditou os valores na última terça-feira. O próximo grupo será o pessoal nascido em agosto, com a liberação a partir do dia 17 do mês que vem. Para quem tem conta na Caixa, o crédito será feito em 15 de agosto.

 Já os funcionários públicos que não têm conta no BB também começam a receber hoje. Os primeiros serão os com final de inscrição 0. Para correntistas do BB, o crédito será em folha primeiro para os que têm fim de inscrição 0 e 1 a partir de 1º de agosto.

Nos dois casos, tanto do PIS “antigo” , quanto o “novo”, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou ir à casa lotérica. Se não tiver o cartão, receberá em qualquer agência do banco, ao apresentar documento de identificação.

Ano passado entrou em vigor nova regra. O valor é relacionado à quantidade de meses trabalhados. Quem atuou um mês no ano-base 2016 receberá 1/12 do mínimo. Só receberá o valor total o trabalhador ou servidor que teve atividade o ano passado todo.

Confira as datas de recebimentoReprodução
Confira as datas de recebimentoReprodução
Que precisa sacarReprodução
Depósito em conta no BBReprodução

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia