Por thiago.antunes

Rio - A Caixa Econômica e o Banco do Brasil começam a pagar hoje o abono do PIS/Pasep — calendário 2017/2018, ano-base 2016, para mais de 24,12 milhões de trabalhadores e servidores que não têm contas nas duas instituições. Os primeiros a receber o PIS “novo” a partir desta quinta-feira são os nascidos em julho. No Estado do Rio, o benefício que varia de R$78 a R$ 937, será liberado a 2,03 milhões de pessoas.

O prazo de pagamento, conforme o mês de nascimento, vai até 26 de junho de 2018. Hoje, também os dois bancos voltam a pagar os valores do PIS/Pasep “antigo” de 2015. O prazo foi encerrado em 30 de junho, mas o Conselho Deliberativo do FAT decidiu dar mais tempo para a retirada. No país, 1,57 milhão ainda podem sacar.

No estado são 142.620 trabalhadores que não receberam o PIS e no Município do Rio, 66.453 pessoas não retiraram os valores, segundo levantamento da Caixa do último dia 21. O prazo agora, com esse nova chance, terminará em 28 de dezembro deste ano.

Trabalhador pode sacar com Cartão Cidadão nas agências da CaixaDivulgação / Fabio Rodrigues

Tem direito ao abono ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias ano passado com remuneração média de até dois mínimos; e teve dados informados corretamente na RAIS. O critério também vale para trabalhadores que não sacaram o dinheiro referente a 2015.

Correntistas da Caixa nascidos em julho com direito ao abono já receberam. O banco creditou os valores na última terça-feira. O próximo grupo será o pessoal nascido em agosto, com a liberação a partir do dia 17 do mês que vem. Para quem tem conta na Caixa, o crédito será feito em 15 de agosto.

 Já os funcionários públicos que não têm conta no BB também começam a receber hoje. Os primeiros serão os com final de inscrição 0. Para correntistas do BB, o crédito será em folha primeiro para os que têm fim de inscrição 0 e 1 a partir de 1º de agosto.

Nos dois casos, tanto do PIS “antigo” , quanto o “novo”, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou ir à casa lotérica. Se não tiver o cartão, receberá em qualquer agência do banco, ao apresentar documento de identificação.

Ano passado entrou em vigor nova regra. O valor é relacionado à quantidade de meses trabalhados. Quem atuou um mês no ano-base 2016 receberá 1/12 do mínimo. Só receberá o valor total o trabalhador ou servidor que teve atividade o ano passado todo.

Confira as datas de recebimentoReprodução
Confira as datas de recebimentoReprodução
Que precisa sacarReprodução
Depósito em conta no BBReprodução

 

Você pode gostar