Por rodrigo.sampaio

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista durante um evento, nesta terça-feira, que a medida de aumentar a alíquota do Imposto de Renda "não será aprovada". Segundo ele, a proposta apresentada pela área técnica da pasta "não era adequada". Meirelles também afirmou que o aumento de impostos seria a "última alternativa" do governo para reequilibrar as contas públicas.

Henrique Meirelles declarou nesta terçpa que proposta para aumentar alíquota do Imposto de Renda não será aprovadaValter Campanato / Agência Brasil

Durante a entrevista, o ministro ressaltou que a divulgação sobre o estudo de um possível aumento do Imposto de Renda não foi "planejada", porém, gerou uma discussão positiva. "Houve uma divulgação sobre estudos técnicos de possíveis aumento de impostos. Isso gerou um debate, o que é absolutamente legítimo, normal. Apesar de não ter sido planejada essa divulgação, foi bom, porque gerou a discussão", disse.

Além do aumento de impostos, o ministro também disse que aumentar a previsão de déficit anual, que atualmente é de R$ 139 milhões, seria "uma das alternativas" para deixar os cofres do governo saudáveis.

A outra, segundo o ministro, seria o corte de despesas públicas, porém, estes já estariam reduzidos ao limite. "O corte de despesas está no limite. As despesas estão realmente abaixo do que seria adequado do ponto de vista do funcionamento de serviços básicos, como educação, saúde e segurança."

Questionado sobre qual seria a melhor das opções, Meirelles foi sucinto: "depende de para quem você está falando", adiantando que não dará mais informações sobre a decisão da Fazenda.

Você pode gostar