Rio - Servidores ativos, aposentados e pensionistas da Segurança Pública e órgãos vinculados (agentes penitenciários, bombeiros militares, policiais civis e militares) receberão hoje, décimo dia útil do mês, a outra metade que faltava do salário de julho. Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Fazenda antecipou o pagamento de 50% dos vencimentos dessas categorias.
O governo estadual garantiu ainda que, até a próxima sexta-feira, o que falta dos vencimentos de maio e de junho serão quitados. O depósito contemplará, por exemplo, funcionários da Saúde, Cultura, universidades e Faetec, aposentados da Educação, entre diversas áreas.
O estado também pagará até sexta-feira os salários de julho, que, conforme o calendário oficial, têm que ser depositados no décimo dia útil, ou seja, hoje.
Na última sexta-feira os ativos da Educação — incluindo o Degase — receberam os vencimentos integrais de julho. O crédito foi feito com verbas do Fundeb. Por lei, recursos do fundo só podem ser utilizados para garantir os salários de servidores da ativa. E, desde que estourou a crise no estado, a pasta garantiu o pagamento em dia dos ativos graças à utilização de recursos do Fundeb.
De acordo com a Fazenda, o valor total que foi pago na sexta (50% da Segurança e 100% de ativos da Educação) foi de R$539,96 milhões. Hoje, serão depositados R$383,18 milhões. O crédito da Segurança é feito com recursos do Tesouro Estadual e o governo alegou que a antecipação dos 50% foi possível devido ao resultado da arrecadação.