Rio - O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) se reunirá nesta quarta-feira para definir os próximos passos do grupo. Lideranças sindicais informaram que a campanha de doação de cestas básicas poderá ser retomada. Os representantes não decidiram ainda, mas essa ação deve ser discutida no encontro.
Os integrantes do Muspe alertaram que, mesmo com a adesão do Rio ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a situação do estado ainda é de penúria. Eles citam que há três folhas acumuladas: a do 13º de 2016, parte da de agosto e de setembro. Além disso, no próximo dia 8 o Muspe fará um grande ato, marcando um ano da ocupação da Alerj.
Também entrará na pauta de discussão de hoje a imprevisibilidade do crédito do 13º de 2017 aos servidores do Executivo. A incerteza ficou ainda maior depois da redução do valor do empréstimo que o Rio receberá.
No acordo com a União, estava previsto um crédito de R$ 3,5 bilhões, o que garantiria fluxo de caixa ao estado e até para se pensar em 13º deste ano. Mas o valor foi reduzido diante de avaliações que o governo federal fez da Cedae (as ações da estatal serão a contragarantia para o empréstimo), contrariando os termos da negociação.