Rio - O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) se reunirá nesta quinta-feira com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, para pedir apoio da Igreja Católica na campanha de doação de alimentos aos servidores estaduais que estão sem salários.
A reunião ocorrerá às 19h na Arquidiocese do Rio. "Nos reuniremos com Dom Orani pra ver se a Igreja abraça essa causa que a falta de salários está trazendo, de sofrimento aos servidores e também de dificuldades para a população, pois os serviços estão todos sucateados. Há aposentados e pensionistas passando fome, sem conseguir comprar remédios. Acredito que a Igreja Católica vai abraçar nossa causa, tanto é que ele já confirmou a reunião", declarou um dos representantes do Muspe, João Rodrigues, que é presidente do Sind-Degase.
“Nos compadecemos de tudo o que está acontecendo. São homens, mulheres, chefes de família, com filhos e contas a pagar. Queremos escutá-los, ouví-los pra saber de que forma a Igreja pode ajudar a amenizar toda essa situação”, disse Dom Orani, sensibilizado com a causa.
O sindicalista João Rodrigues acrescentou que os atrasos salariais afetam a vida de todo o funcionalismo, ma sobretudo dos aposentados e pensionistas, que sempre ficam no fim da fila de pagamentos.
"Há muitos passando fome, sem conseguir comprar remédios. Acredito que a Igreja Católica vai abraçar nossa causa, tanto é que Dom Orani já confirmou a reunião", disse Rodrigues.
Hoje, o estado deve três folhas (maio, junho e o décimo terceiro de 2016) a mais de 200 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas de diversas categorias. Os salários de junho foram quitados apenas para ativos, inativos e pensionistas da Segurança (bombeiros, policiais civis, PMs e agentes penitenciários) e para os servidores da ativa da Educação (incluindo o Degase).
Ativos da Fazenda também receberam, e a Procuradoria Geral do Estado pagou procuradores e demais servidores ativos e aposentados com recursos próprios. A reunião contará com 10 representantes do Muspe. Além do presidente do Sind-Degase, estarão no encontro Fábio Neira (Colpol); Mesac Eflaín (Abmerj); Marcos Villela (Ascpderj); Denise Rivera (Aperj); Antonio M R Silva (Asservisa); Marco Campos (Appol); Flávio Sueth (Assemperj); Fillipe Souza (SINDSEMP-RJ) e Ary Girota (Cedae).