Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco - Tomaz Silva/Agência Brasil
Presidente da Petrobras, Roberto Castello BrancoTomaz Silva/Agência Brasil
Por MARTHA IMENES

A revisão do acordo do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) trará redução de tarifa para o gás natural no Brasil. A informação foi passada pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, durante palestra no seminário sobre gás natural promovido pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), no Rio.
Castello Branco avalia que o preço deverá recuar de maneira mais significativa quando o volume da oferta no mercado brasileiro aumentar com o gás do pré-sal.
"Estamos em processo de negociação com a Bolívia e haverá uma significativa redução da tarifa de transporte, que vai reduzir muito o preço. O desenvolvimento do mercado de gás natural é extremamente importante para a reindustrialização", disse o executivo.
No mesmo evento, Castello Branco afirmou que em dois anos (20121) a Rota 3, que escoará o gás natural do pré-sal com destino ao ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, ficará pronta.
"Houve atraso na Rota 3 e somos obrigados a reinjetar gás para não reduzir a produção de petróleo, porque nos falta escoamento. A Rota 3 só estará completada em 2021, e enquanto não tivermos isso, vamos ter que fazer uso ineficiente do gás", disse Castello Branco.
O gasoduto que compõe essa rota possui aproximadamente 355 quilômetros, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e escoará gás natural até o Comperj. A vazão do escoamento será de cerca de 18 milhões de metros cúbicos diários.