Para quem busca vaga, o 'Tinder' do emprego

Trabalhador pode se cadastrar e encontrar oportunidade de acordo com o perfil

Por MARTHA IMENES

Renato Dias, executivo do TAQE, que já tem 500 mil usuários: oportunidade de emprego na palma da mão
Renato Dias, executivo do TAQE, que já tem 500 mil usuários: oportunidade de emprego na palma da mão -
A busca por emprego pode ser mais fácil com a ajuda de aplicativos de celular, como Catho, LinkedIn e InfoJobs. Eles estão disponíveis para os sistemas Android e (iOS) e podem ser baixados gratuitamente no Google Play e App Store. Para concorrer a uma vaga é preciso cadastrar seu currículo e fazer contato com as empresas nas quais deseja se candidatar a um posto. O DIA fez uma busca e encontrou 12 aplicativos que podem dar uma mãozinha na hora da busca por uma oportunidade de trabalho. As plataformas permitem encontrar propostas em todo o país, de acordo com a área de atuação do usuário, e dar um "match".
Para aumentar as chances de colocação por meio dos apps, o indicado é registrar todos os seus dados pessoais, formação estudantil e experiências profissionais anteriores. A medida garante uma análise detalhada do perfil por parte das companhias.

TAQE
Com uma interface semelhante ao Tinder, o Taqe - Vagas de Emprego dá um "match" entre candidato e a vaga de emprego. A plataforma exibe vagas de emprego com o objetivo de encontrar os perfis mais adequados para elas. Para isso, o software analisa os profissionais por meio da aplicação de testes de personalidade, lógica, português, entre outros assuntos. A partir de um sistema de pontuação, o usuário pode desbloquear mais vagas e novas funções, conforme as atividades realizadas na plataforma. O serviço também auxilia na preparação do candidato com aulas, testes vocacionais interativos e dicas sobre recursos humanos. Para acessar pela internet o link é https://web.taqe.com.br.
"Atingimos 500 mil usuários no aplicativo e cerca de cinco mil agendamentos de entrevistas. Alguns perfis atendem a mais de uma vaga e isso aumenta as chances do candidato conseguir um emprego. É 100% gratuito para o candidato, a nossa operação é mantida pelas empresas que buscam profissionais. Desde a criação, alcançamos mais de 40 empresas em nossa plataforma e somamos mais de duas mil vagas", comenta Renato Dias, executivo do TAQE.

SINE
Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo do Sine funciona como um classificado de empregos na internet, possibilitando que empregadores divulguem suas vagas e que empregados encontrem uma oportunidade. Segundo o desenvolvedor, mais de 4 mil novas vagas são anunciadas diariamente em todo o país.

TROVIT EMPREGOS
O app da Trovit permite realizar uma busca nos mais diversos sites de empregos disponíveis na web. Está disponível em 12 idiomas e também permite a ativação de notificações de vagas por e-mail. Através dele é possível filtrar e especificar exatamente o que busca, facilitando assim encontrar a vaga de emprego. É possível procurar também pelo site: empregos.trovit.com.br.

VAGAS
O aplicativo Vagas é grátis e sincroniza todas as informações do site de mesmo nome (www.vagas.com.br) — caso o trabalhador não tenha cadastro, é preciso criar uma conta para conseguir acessar. O sistema de busca permite filtragem por cargo, empresa, localização ou por código de identificação da própria plataforma. O app mostra o histórico detalhado de cada candidatura do usuário, em formato de linha do tempo. Isso permite checar se a empresa visualizou o currículo ou se deu algum retorno sobre uma possível seleção, seja positivo ou negativo.

INDEED
Para procurar vagas no site Indeed (www.indeed.com.br) não é preciso se cadastrar, pois o aplicativo exibe as oportunidades de forma gratuita para qualquer usuário. Desta forma, basta digitar o cargo almejado e a localização para que sejam exibidas as opções disponíveis. O site tem um aplicativo gratuito com suporte para Android e iOS, o Empregos. Ele lista vagas de empregos em 28 idiomas e em mais de 50 países. O usuário faz pesquisa de oportunidades por meio do GPS do celular em centenas de sites de empregos, agências de recrutamento e empresas, podendo salvar as vagas que mais interessarem.

INFOJOBS
A página inicial do InfoJobs (www.infojobs.com.br) permite fazer uma pesquisa por vagas de emprego, a partir do cargo desejado, da localização ou da área profissional — o aplicativo mostra opções pré-determinadas como "Administração", "Comunicação", "Vendas" e "Engenharia", o que facilita na hora da pesquisa. O usuário tem acesso à data em que a oportunidade foi publicada para evitar se cadastrar em vagas antigas ou que já foram preenchidas. Para se inscrever na vaga, os candidatos precisam fazer um cadastro no aplicativo e realizar o login para preencher o currículo. O trabalhador pode investir em algumas vagas de forma gratuita.

CATHO
Uma das plataformas de emprego online mais conhecidas do país, a Catho (www.catho.com.br) também tem um aplicativo para celulares com sistema do Google e da Apple. Além do cargo e da localização, o usuário pode determinar o valor do salário desejado para encontrar vagas de acordo com seu perfil, e ainda marcar as opções como favoritas para encontrá-las mais rápido posteriormente. O sistema também mostra o tempo que a empresa anuncia na plataforma e quantos empregos ela já gerou, com o objetivo de assegurar a credibilidade da companhia. É possível usar o aplicativo gratuitamente, sem login. A conta no serviço é exigência para os interessados em se candidatar a uma vaga.

WORKER HUNT
O objetivo da ferramenta Worker Hunt é facilitar a busca dos recrutadores por profissionais que se encaixem no perfil determinado pela empresa. Para isso, o usuário se cadastra, seleciona um perfil (Worker, TraineeWorker e FreeWorker), atualiza seu currículo e espera ser selecionado por uma das empresas que fez consulta. Gratuito e disponível para Android e iOS. A plataforma também tem site: www.kria.vc/startups/worker-hunt.

LINKEDIN JOB SEARCH
Gratuito com versões para iOS e Android, o applicativo LinkedIn Job Search interliga os dados do perfil e as conexões no LinkedIn do usuário, com acesso à ferramenta de vagas de emprego da rede social, o que possibilita a busca por oportunidades de carreira mais adequadas ao perfil do candidato. O candidato pode acessar https://pt.linkedin.com/jobs.

JOBR
O Jobr é um aplicativo para encontrar vagas de emprego e talentos. O serviço funciona de maneira semelhante ao Tinder: os candidatos analisam vagas e deslizam para a esquerda para rejeitar ou para a direita para se candidatar ao emprego. Para usar o Jobr, os usuários devem ter perfil no LinkedIn. Depois de baixar o aplicativo, é necessário autorizá-lo a usar as informações para carregar dados como currículo, experiências anteriores e áreas de interesse. Baseado nessas e em outras informações, como faixa salarial, localização, campo de atuação, formação acadêmica e outras habilidades, o Jobr busca oferecer apenas vagas relevantes para o candidato. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

EMPREGO LIGADO
O app Emprego Ligado (www.empregoligado.com.br/) ajuda o profissional a encontrar um emprego próximo de casa. Basta fazer cadastro no app e inserir dados como área de interesse e escolaridade e, de acordo com sua localização, você receberá alertas de vagas. Gratuito e disponível para Android.

GOOWIT
Estreante, o Goowit é a primeira rede social gratuita do mundo para conectar desempregados com perfil ideal das vagas disponíveis no mercado. O acesso é gratuito para os usuários, mas as empresas deverão pagar mensalidades após algum período para utilizar as ferramentas.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários