Segurados do INSS que amargavam a longa espera na concessão passaram a lidar com a falta de atualização do sistema  - Divulgação
Segurados do INSS que amargavam a longa espera na concessão passaram a lidar com a falta de atualização do sistema Divulgação
Por MARTHA IMENES
Os segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) precisam estar com a documentação médica em dia para não correr o risco de ficar sem o pagamento. O pente-fino nesses auxílios vai começar agora em setembro, antecipou o instituto ao DIA.
"Laudos médicos recentes, receitas, toda documentação que comprove a incapacidade têm que estar atualizada para o caso de ser solicitado pelo médico perito que vai atender o segurado", orienta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
De acordo com o instituto, os beneficiários serão convocados por meio de carta-padrão enviada ao segurado, que deverá agendar comparecimento a uma agência por meio do portal Meu INSS ou da Central de Atendimento 135.
"É importante estar com os dados atualizados no INSS para não correr o risco de não receber a carta e ter o benefício suspenso", acrescenta Adriane.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Portal Meu INSS, é preciso se inscrever. Para isso, é preciso acessar o portal acesso.gov.br e se cadastrar. O interessado precisa informar o CPF e clicar em "Crie sua conta".
Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados cadastrais como nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha).
Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe e data de nascimento e confirmar informações trabalhistas e previdenciárias. De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.