Começa a Semana do Brasil, a 'Black Friday brasileira'

De hoje até o próximo dia 15, diversos segmentos em todo o país fazem promoções para estimular a economia brasileira. Há ofertas de até 80% na queda dos preços

Por Marina Cardoso

A C&C Casa&Construção participa da Semana do Brasil com descontos de até 50% no e-commerce
A C&C Casa&Construção participa da Semana do Brasil com descontos de até 50% no e-commerce -

Rio - Começa hoje e vai até dia 15 a Semana do Brasil, espécie de Black Friday brasileira, com descontos nos preços em shoppings, grandes redes de varejo, construtoras, hotelaria, entretenimento e restaurantes. A campanha, que envolve mais de 4,6 mil empresas em todo o país, pretende se consolidar, nos próximos anos, como data permanente no calendário anual de vendas. Há redes de varejo que oferecem promoções com abatimento de até 80% nos preços. Idealizada pelo governo federal em parceria com a iniciativa privada, a semana visa estimular a economia em um mês sem data comercial e tradicionalmente mais fraco em vendas. 

"Neste mês, começará a ser liberado o FGTS para aquecer a economia. Por isso, é essencial incentivar a busca por consumo por meio de ações de desconto e promoções", afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos. 

Uma dica do especialista é o consumidor optar por pagar à vista, pois geralmente há descontos maiores. "Se tiver recursos para pagar à vista com desconto, por que não? Quanto ao prazo, o consumidor deve se perguntar se o futuro orçamento é certo para honrar com as parcelas", orienta. 

Outra recomendação é mapear preços, produtos, marcas e descontos. "É interessante o consumidor pesquisar em pontos físicos ou navegando pela internet. Há sites comparativos de preços que permite a escolha da opção mais acessível", afirma Luiz Henrique de Almeida Simões, tutor do curso de Administração da Anhanguera de Nova Iguaçu.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, considera que a criação da Semana do Brasil veio em boa hora. "Essa união do poder público com a iniciativa privada em prol de uma grande ação como a Semana do Brasil, que tem o objetivo de impulsionar o consumo interno, é muito importante para movimentar a economia, e trará benefícios para todos: governo, empresários e consumidores", afirmou.

Descontos

Uma das participantes é a C&C Casa&Construção, que oferece descontos de até 50% off no e-commerce (www.cec.com.br). A empresa estendeu a promoção em mais um dia, até dia 16. São itens de todas as categorias disponíveis na plataforma. Entre elas: bacia com caixa acoplada Gardenia (6 litros) por R$126,99; na compra de duas banquetas de plástico com pistão a gás (68 cm) leve três (R$179,90 cada) e torneira para lavatório de mesa por R$79,99.

Na Casa & Video, celular Samsung Galaxy A10 de R$999 sai por R$ 749; conjunto de panelas Versalhes de R$ 299,90 por R$ 249,90; e multiprocessador Walita de R$ 239,90 por R$ 179,90.

Segundo diretor da loja, Carlos Ricardo, a semana é a chance para quem quer comprar com desconto.

"É um momento para consumidores teremm boas opções e varejistas aquecerem a economia a partir de grandes ofertas", afirma.

 

Shoppings do Rio oferecem os maiores abatimentos

A Semana do Brasil também se tornou uma oportunidade para os shoppings promoverem promoções para quem está de olho em ofertas. A expectativa é que a participação de grandes redes e também de lojas satélites levem muitos consumidores aos centros comerciais. Entre hoje e o dia 15, os shoppings oferecem descontos que podem chegar a 80%.
No Shopping Tijuca, por exemplo, a Lulean Jóias está com peças selecionadas especialmente para a semana, como o pingente Mandala. O preço baixou de R$ 899 para R$ 449. A Aviator tem diversas camisetas com preços a partir de R$ 79,90.
 
No Norte Shopping, há descontos de até 60%. Na Enjoy, vestido estampado Kea sai de R$ 399 por R$ 239 e, na Zinzane, há itens selecionados até 60% mais em conta. Na Levis, calça jeans de R$ 239,90 sai por R$ 199,90. A Fast Shop, rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de descontos em até 40%, vai facilitar o pagamento com parcelamentos de até 12 vezes.
 
No Plaza Niterói, a Rio Arte dá descontos de até 40% nos tratamentos Ultra Lipo Detox, LaseRSpectra e Botox, o Studio do Sono oferece cama box de casal 138 cm x 188 cm com 40% de desconto. E sandálias selecionadas da marca Schutz estão 50% mais baratas.
 
No Ilha Plaza, na Ilha do Governador, lojistas oferecem descontos que chegam a 60%. Entre as marcas participantes da semana estão a Imaginarium, com itens em promoção como garrafa térmica de R$119,90 por R$69,90, além de boias, jogos e outros artigos. A Via Mia vende bolsa redonda de R$239 por R$167,30.
 
Já a L´Occitane Au Brésil oferta 30% na Neocolônia Abraço e 20% em produtos selecionados por toda loja.
 
O complexo que reúne Barra Shopping e New York City Center participa da Semana do Brasil com ofertas do Lápis Vermelho. Além dos descontos, que chegam a 80% em itens de beleza, brinquedos, moda e até utensílios domésticos, o BarraShopping terá no domingo o projeto Mundo Infantil, com uma sessão de pintura artística para crianças. No ParkShopping CampoGrande, os descontos chegam até 60%.
 

Construtoras com ofertas em vários bairros da cidade
A Semana do Brasil também promete movimentar o segmento da construção civil. A Avanço Realizações Imobiliárias, por exemplo, oferece unidades prontas para morar na Zona Norte e na Freguesia, com preços a partir de R$ 279 mil. Quem fechar negócio durante o período pode parcelar a entrada em até três vezes, usar o carro na negociação (até 90% da tabela Fipe) e o FGTS para pagar parte ou todo o valor da entrada.
 
Já a Tao trabalha com descontos de 3% na compra de imóveis do Highline Exclusive Residences, em Vila Isabel, com unidades a partir de R$ 445 mil. Já no Faces Residencial,
na Penha, a ação inclui entrada de 10% e financiamento direto em até 15 anos. As últimas unidades de um quarto com varanda estão com preços a partir de R$ 250 mil.
 
A CAC Engenharia está com ação voltada para o lançamento do Morada dos Pássaros, em Nova Iguaçu. Imóvel do ‘Minha Casa Minha Vida’ tem preços a partir de R$ 125,9 mil. Na campanha, a entrada poderá ser parcelada em até 30 vezes e os custos com ITBI e registro serão por conta da CAC.
 
 
Outras redes de varejo também promovem ações
Há outras redes de varejo, restaurantes e entretenimento com promoções na semana. O Supermercado Extra, por exemplo, está com descontos de até 60% nas lojas físicas, no site
www.clubeextra.com.br e no aplicativo Clube Extra.
 
Haverá, ainda, tendas em algumas lojas, nas características ‘outlet’, das 9h às 21h. A categoria de eletro está com 30 vezes sem juros nos cartões de marca própria ou em dez sem
juros nos demais cartões e portáteis, microondas e fornos com até 30%.
 
Na Casas Bahia, é possível encontrar celular Samsung Galaxy J260 por R$ 499 e tv 43” LED por R$ 1.299.
 
Na Megamatte, na compra de seis pães de queijo (formato coquetel), o copo de 500 ml sai por R$ 3. Já o Escape 60 promove uma oferta para os clientes que jogarem em qualquer uma das salas da rede. O consumidor ganha 50% de desconto na segunda sala.
 

Colaborou a estagiária Larissa Esposito sob supervisão de Max Leone.

Comentários