Até o final de setembro, o consumidor tem a chance de comprar uma casa ou apartamento com até 70% de desconto - Divulgação
Até o final de setembro, o consumidor tem a chance de comprar uma casa ou apartamento com até 70% de descontoDivulgação
Por Larissa Esposito*
Rio - Realizar o sonho da casa própria pode parecer distante, mas certamente não é impossível. Até o final de setembro, o interessado tem a chance de comprar uma casa ou apartamento com até 70% de desconto, e mais 10% para pagamentos à vista, via leilões online. Em certos casos, o valor mínimo de um terreno é de R$ 8.500 e o financiamento pode ser em até 420 meses.
Para quem nunca participou de leilões na vida, a primeira dica é definir as seguintes variáveis: a localização onde deseja morar, o valor de investimento, a forma de pagamento e o metro quadrado do imóvel, segundo Patricia Curvelo, diretora da Investmais.
Publicidade
"Achando o imóvel que quer, a próxima etapa é a de segurança. O cliente deve procurar uma assessoria. É necessária a presença dessa assistência para ajudar a conferir todas as condições de documentação, do contrato, e do leiloeiro", explica.
Fazer uma pesquisa prévia também é recomendável, já que os valores de venda são combinados com os proprietários do imóvel. Segundo Curvelo, "dessa forma, o comprador terá uma ideia de quanto aquele bem vale e evita algum lance com valores exorbitantes".
Publicidade
ONDE ARREMATAR
A empresa Zukerman Leilões está com mais de 144 imóveis no estado em sua plataforma para lances. No site www.zukerman.com.br, é possível encontrar lotes de pregões judiciais e extrajudiciais de instituições financeiras como Bradesco, Santander, Daycoval, Inter, Máxima, Pan, Triângulo e Itaú.
Publicidade
No site da Sold Leilões ( https://www.sold.com.br/), é possível encontrar mais de 260 opções de propriedades com descontos de até 70%, por meio de bancos como Santander, Pan, Inter e Votorantim. "Com isso, o valor mínimo de um terreno está atualmente em R$8.500", informa a diretora da empresa.
Para quem prefere recorrer direto ao banco, o Bradesco oferece leilões com condições diferenciadas e descontos de 10% para pagamento à vista e parcelamento em até 48 meses.
Publicidade
FIQUE LIGADO
O consumidor pode achar outros leilões nos sites de bancos e também de leiloeiros. Mas para não cair em golpe, saiba que o leiloeiro oficial é registrado na junta comercial. Portanto, essa matrícula deve estar exposta tanto no site da empresa quanto no edital, que confirma a forma de pagamento. Ao se deparar com leilão "extrajudicial" ou "judicial", não se assuste! Um leilão judicial é quando a propriedade à venda tem origem em um processo cível, trabalhista, de falência, execuções fiscais ou dívida de condomínio. Já os extrajudiciais são de pessoas físicas, jurídicas e instituições bancárias para potenciais compradores.
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Max Leone