Os aposentados e pensionistas têm acesso ao documento de 2020 na página do Meu INSS. Para ter acesso é preciso criar login e senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados pelo site para obter a senha. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e iOS.
No informe de rendimentos é preciso checar os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa, quando houver.
Se o informe não for disponibilizado por nenhum meio até o fim de fevereiro, o contribuinte deve entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira que deixou de emitir o documento.
Se, ainda assim, o documento não for entregue, o problema deve ser comunicado imediatamente à Receita Federal. "Se a empresa não entregar a declaração de rendimentos do empregado no ano-base, ele pode fazer uma denúncia na Receita Federal e no Ministério Público do Trabalho. Mas não pode deixar de fazer a declaração de renda no prazo. Ele deve utilizar o valor de seus contracheques, pois a declaração de rendimentos não é um documento indispensável. Desde que o valor declarado esteja correto, o empregado pode fazer a declaração sem possuir o documento", orienta o advogado Sérgio Batalha.
Se o comprovante apresentar informações incorretas, como salários que não foram pagos nem creditados no ano passado, ou rendimentos tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento corrigido antes de entregar a declaração.
Caso o documento corrigido não chegue antes do fim do prazo de entrega da declaração, em 30 de abril, entregue o documento no prazo com os números incorretos e depois faça uma declaração retificadora. è melhor que pagar multa e ficar em débito com o Leão.