O sindicato pede também a contratação dos aprovados no concurso de 2014
O sindicato pede também a contratação dos aprovados no concurso de 2014Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - Nesta terça-feira, funcionários da Caixa Econômica Federal começaram uma greve de 24h em todo o país. O Sindicato dos Bancários informou que a paralisação é em virtude das ações do governo tomadas em relação ao banco. A greve foi deliberada em reunião na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, mas deve ter adesão nacional, de acordo com a entidade. Entre as reivindicações do grupo, está o pedido para que os colaboradores da linha de frente sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. 
"Aos empregados no trabalho presencial: não comparecer ao local de trabalho no dia 27. Para os empregados em trabalho remoto: não devem logar a máquina no dia 27. Quem faz o movimento forte somos todos nós, e isso inclui você!", orientou o comunicado divulgado pelo sindicato. 
Publicidade
A categoria está se manifestando em oposição à listagem de capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo, B3, além de cobrar o pagamento integral da PLR Social, alegando que o benefício não foi pago corretamente. 

Os funcionários também reivindicam que o banco tome medidas que protejam os bancários ao vírus da covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão dos empregados da linha de frente no grupo prioritário da vacina. O sindicato pede, por fim, a contratação dos aprovados no concurso de 2014.
"Estamos atentos e na luta resistindo contra o fatiamento da Caixa e o projeto de privatização do governo Bolsonaro e seguimos na defesa de nossos direitos, como a garantia do pagamento integral da PLR como foi acordado pelos sindicatos com a direção da empresa”, afirmou o diretor do Sindicato do Rio e presidente eleito, José Ferreira. 
Publicidade
Posição da Caixa
Em nota, a Caixa afirmou que "participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais".
Publicidade
"A Caixa informa que manteve o atendimento à população regularmente nesta terça-feira (27). Até 13 horas, o banco registrou cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas, mais de 6 milhões de transações em caixas eletrônicos e 12 milhões de transações na rede lotérica. O banco realizou ainda o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família com NIS final 7 e o crédito dos nascidos em outubro do Auxílio Emergencial. Assim, a Caixa se orgulha de seguir na linha de frente da maior operação de pagamentos a beneficiários no país", disse o comunicado.