Procon-RJ flagrou longa fila à espera de atendimento em agência da Caixa Divulgação/Procon-RJ

Rio - O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) realizou ação de fiscalização em duas agências da Caixa Econômica Federal, em Niterói e na capital fluminense, nesta terça-feira, 10, para apurar denúncias de consumidores. Os agentes constataram uma fila com mais de 100 pessoas na área externa de uma agência em Campo Grande. Segundo o órgão, os consumidores relataram que esperavam mais de três horas do lado de fora do banco e depois teriam que enfrentar outra fila interna de cerca de uma hora na agência.

"Dentre as pessoas que aguardavam em pé na fila do lado de fora da agência de Campo Grande, estavam idosos e pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. Não havia funcionário do banco para organizar e fazer a triagem do atendimento, nem distanciamento social entre as pessoas na fila externa. No momento da fiscalização, o banco contava com apenas um funcionário nos caixas", informou o Procon-RJ em comunicado.

Ainda conforme o órgão, na agência do bairro Fonseca, em Niterói, também havia fila externa e não tinha funcionário para fazer a triagem do atendimento. O Procon-RJ disse que cerca de 50 pessoas aguardavam mais de uma hora para entrar no banco, conforme constatado pelos fiscais. Depois disso, o consumidor ainda esperava mais 59 minutos na fila interna para ser atendido. 
A instituição informou que as duas agências bancárias fiscalizadas foram autuadas.

Procurada por O DIA, a Caixa informou que "permanece realizando ações para melhorar o atendimento nas agências, evitar filas e aglomerações. O banco ampliou o número de empregados e terceirizados para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial nas agências que concentram os maiores números de beneficiários do Auxílio Emergencial".

Com relação as agências Fonseca em Niterói e Amaral Costa em Campo Grande, a Caixa afirmou que vai reforçar o atendimento na triagem e recepção dos clientes.

"A Caixa destaca ainda que em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e portadores de deficiência. Também é respeitada a lotação máxima de 50% de ocupação dos assentos internos, visando assegurar o distanciamento mínimo imposto pelas medidas sanitárias vigentes. O horário de funcionamento das unidades é de 8h às 13h. Às 13h, todos os clientes que estão na fila externa recebem fichas que garantem o seu atendimento no mesmo dia", afirmou o banco.

O atendimento presencial da Caixa prioriza os seguintes serviços essenciais: Saque sem cartão do INSS, Prova de vida do INSS; Seguro-Desemprego; Bolsa Família; Abono Salarial; FGTS; Solicitação do DPVAT;
Pagamento de Loteria; Pagamento de Precatórios e Alvarás Judiciais; Abertura de contas; Exclusão de CCF e
Desbloqueio de cartão.

Para outros serviços, a Caixa orienta os clientes a acessar os canais digitais do banco, como os Aplicativos Caixa Tem, Caixa Cartões, FGTS Caixa, Habitação Caixa, Internet Banking Caixa, ou fale com a Caixa pelo SAC – número 0800.726.0101 e pelo Whatsapp - número 0800.104.0104.

"Nesta terça-feira, 10, a Caixa realizou mais uma etapa do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em junho já podem sacar em dinheiro nas mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo país, nos correspondentes Caixa Aqui ou nas agências. O calendário de saques foi antecipado. Antes, eles só seriam possíveis a esse público a partir do dia 27 de agosto. Os recursos também estão disponíveis para movimentação por todos os beneficiários, que podem fazer pagamento de contas, boletos, Pix (exceto para contas de mesma titularidade do beneficiário) e compras por meio de cartão de débito virtual ou QR code", concluiu o banco.