Dados da pesquisa da CNDL/SPC mostram que em momentos de lazer, a principal atividade apontada pelos idosos é a navegação pela internet (60%, com aumento de 29 pontos percentuais em relação a 2018Reprodução internet
A insegurança quanto ao futuro também é um dos sentimentos mais presentes na terceira idade. De acordo com o levantamento, 92% dos entrevistados têm algum temor e preocupação, sendo que o medo de ficar doente e depender de terceiros para tudo (42%) é o principal receio. Também se destacam o temor de ficar sem dinheiro para o próprio sustento (31%), de não ter saúde física (27%), de perder as pessoas que amam (25%) e de não se sentir útil (20%).
Ainda assim, numa escala de zero a 10, os idosos atribuíram média 7 para o grau de felicidade atual. Entre as classes A/B, a nota média sobre para 8.
Nessa mesma direção, a internet cresceu como um meio de comunicação de uso frequente entre os idosos, saindo de 46% em 2018 para 79% em 2021 (um crescimento de 33 pontos percentuais).
Enquanto isso, a TV aberta caiu de 73% para 58% em 2021, o rádio passou de 43% em 2018 para 36%, o jornal impresso de 22% para 13% e revista de 16% para 10% este ano.
Considerando os itens que os idosos pretendem adquirir nos próximos 3 meses da data da pesquisa, as roupas lideram a lista com 25%. Já os tratamentos dentários ficaram em segundo lugar com 24%, seguidos dos eletrodomésticos (19%), viagens (19%) e dos smartphones (18%).
Entre os atributos considerados mais relevantes na hora de escolher o local de compra foram citados: preço (66%), qualidade dos produtos e serviços (45%), confiança no estabelecimento (38%) e o atendimento (38%).
Desconsiderando-se os supermercados, as farmácias foram citadas por 47% dos idosos como um dos principais locais de compra. Em seguida, aparecem as lojas de departamento (30%), as lojas de rua (29%) e loja online (28%). Quanto aos serviços de entrega a domicílio, 51% dos idosos mencionaram a entrega de medicamentos como um dos mais importantes, seguido de entrega de lanches e comida (45%, com aumento de 17 p.p. e relação a 2018) e a entrega de compras de supermercado (41%, com crescimento de 7 p.p. e relação a 2018).
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o mercado ainda tem muito a oferecer ao público da terceira idade. “Os idosos são consumidores ativos e exigentes, e estão cada vez mais atentos às novidades do mercado e interessados em consumir. Querem investir em qualidade de vida, sabem de suas necessidades e prioridades, mas nem sempre encontram produtos e serviços que atendam a estas expectativas. As empresas têm uma oportunidade de ouro, sobretudo nas próximas décadas, em termos financeiros, já que a população idosa ainda irá crescer muito no país”, observa.
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