Todos os novos equipamentos instalados colaboram para a ampliação da capacidade de distribuição e preparam a Subestação Vila Verde para receber mais clientes e atender a demanda crescente na cidade de Rio das Ostras, além de aumentar a qualidade do fornecimento para os clientes que já fazem parte da rede.
Para evitar que os clientes atendidos pela Subestação Vila Verde tivessem uma pausa no fornecimento durante a obra, a equipe técnica optou por fazer uma manobra utilizando suprimento de geração assistida. Com o uso de uma subestação móvel, foi possível desligar a rede para a obra sem causar a interrupção do fornecimento de energia da região. “Essa solução evitou que cerca de 24,5 mil clientes tivessem uma pausa de fornecimento durante a execução das intervenções, nas duas etapas da obra”, afirma Rover França, Responsável por Obras de Alta Tensão.
A obra da Subestação Vila Verde faz parte de um projeto de modernização de equipamentos de subestações da Enel Rio. Até o momento, já foram realizadas três ações do projeto. A primeira foi na Subestação de Bingen, que atende parte da população de Petrópolis, e a segunda na Subestação Barcelos, em São João da Barra. No total, a distribuidora pretende modernizar 16 grandes equipamentos em subestações de toda a sua área de concessão.
Redes do futuro
Nos últimos dois anos, a Enel Distribuição Rio investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em serviços que contribuíram com a melhora na qualidade do fornecimento de energia ao cliente. O investimento em novos equipamentos faz parte de um plano para aumentar o potencial de distribuição da empresa e suprir o aumento de demanda previsto para os próximos anos no Estado. Além da modernização da rede, a Enel Rio investe em equipamentos telecomandados, drones para monitoramento externo das redes e capacitação para as equipes técnicas.
Os resultados de todos esses investimentos se refletem nos indicadores de qualidade: em toda a área de concessão no estado do Rio, no primeiro semestre de 2021, o Índice regulatório de Duração de Interrupção (DEC) e Índice regulatório de Frequência de Interrupção (FEC) registraram melhora de 7,1% e de 16,8%, respectivamente, como resultado dos investimentos realizados nos últimos anos na modernização e automação da rede elétrica.
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.