Veja como fazer a atualização e solicitar o empréstimo pelo aplicativoMarcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa anunciou, nesta segunda-feira, 27, uma nova modalidade de crédito, o Crédito Caixa Tem, que poderá ser solicitado por cerca de 100 milhões de clientes. Os empréstimos, entre R$ 300 e R$ 1 mil, com parcelas em até 24 vezes, podem ser contratados diretamente no celular. A atualização cadastral e a solicitação do crédito, sujeito à aprovação, estarão disponíveis de forma escalonada aos clientes que já possuem contas digitais no Caixa Tem, conforme o mês de aniversário.
Para os nascidos em janeiro e fevereiro, a opção já está disponível a partir desta segunda-feira, 27. A abertura de conta no aplicativo Caixa Tem para novos usuários será possível a partir do dia 8 de novembro, também de forma escalonada considerando o mês de nascimento.
Confira o calendário completo:
Nascidos em janeiro e fevereiro - 27 de setembro
Nascidos em março e abril - 18 de outubro
Nascidos em maio e junho - 08 de novembro
Nascidos em julho e agosto - 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro - 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro - 27 de dezembro

Linhas de crédito

O cliente Caixa Tem poderá solicitar uma das linhas de empréstimo diretamente pelo aplicativo, ambas sujeitas à análise de risco de crédito feita pelo banco:

Crédito Caixa Tem Pessoal – Empréstimo com destinação livre para o que o cliente necessitar, inclusive para utilizar em despesas pessoais, como pagamentos de dívidas;

Crédito CAIXA Tem para o Seu Negócio – Empréstimo para investimento produtivo orientado para despesas do seu negócio, como obter recurso para pagamento aos fornecedores, as contas de água, de luz, de internet, o aluguel, a compra de matérias-primas e/ou mercadorias para revenda, entre outras.

As duas linhas de crédito se diferenciam quanto à destinação dos recursos. Para ambas as linhas, o valor de contratação é de R$ 300 a R$ 1 mil, a taxa de juros é de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.

Como contratar

O cliente deve atualizar gratuitamente o Caixa Tem nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store. Em seguida, acessar o aplicativo e selecionar a opção “Atualize seu cadastro” no menu. O passo a passo da atualização prevê a digitalização de documento de identidade e foto “selfie” do usuário. O cliente terá a avaliação do seu cadastro concluída em até 10 dias.

Após a atualização do cadastro, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+, e ao clicar na opção ‘Crédito Caixa Tem’ será apresentada a opção para solicitação de empréstimo, a simulação para que o cliente indique o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas, com avaliação automática para verificação se o cliente possui limite a ser disponibilizado, conforme solicitado.

O empréstimo é creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente após a contratação. As parcelas são debitadas mensalmente da mesma conta do cliente. Informações sobre como contratar, realizar o pagamento ou mesmo quitar o empréstimo estão disponíveis no site www.caixa.gov.br/caixatem.


Crédito Caixa Tem para novos clientes

A partir de 8 de novembro, novos clientes podem abrir sua conta no Caixa Tem e ter acesso aos serviços da conta Poupança Digital+. A possibilidade de solicitação de crédito também será disponibilizada para novos usuários, ou seja, todos os brasileiros poderão ter sua conta digital no banco e solicitar o crédito. A oferta dos empréstimos para novos clientes segue calendário que se inicia em 8 de novembro. Confira:


Nascidos de janeiro a junho - 08 de novembro
Nascidos em julho e agosto - 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro - 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro - 27 de dezembro
Atualização cadastral

A atualização cadastral é necessária para prover as informações necessárias para a avaliação de risco de crédito do cliente, uma vez que a Poupança Social Digital foi aberta sem todos os dados para solicitação e avaliação do empréstimo, como exemplo a renda e endereço.
"Além disso, a Lei nº. 14.075/2020 estabelece que a Conta Poupança Social Digital, criada com a finalidade de viabilizar o crédito de benefícios sociais, possa ser convertida em Conta Poupança Digital após o cliente realizar a complementação de seus dados cadastrais. Dessa forma, a conta passa a oportunizar a oferta de produtos e serviços bancários disponíveis em contas poupança tradicionais", esclareceu o banco.