Pesquisa aponta que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 1.681,59, em média, nas promoções do final do mês de novembro Reprodução de Internet

Com a Black Friday ganhando maior adesão do comércio de rua e dos grandes centros de compras, os consumidores veem na data uma oportunidade para adquirir produtos com descontos. Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que 60,3% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da data para realizar compras. Isso é o equivalente a 8,4 milhões de pessoas em todo o estado do Rio, ultrapassando 2020 (4,3 milhões) e também 2019 (8 milhões).
A pesquisa aponta que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 1.681,59, em média, nas promoções do final do mês de novembro, valor 91% maior que a estimativa de gasto médio em 2020, quando o valor atingiu R$ 876,49. O montante também ultrapassou o valor de 2019 (R$ 625,92), período pré-pandemia, em quase três vezes.

Entre as opções preferidas estão: eletrônicos (56,4%), eletrodomésticos (47,5%), itens do vestuário, calçados e acessórios (32,6%), móveis (26,5%), artigos de uso pessoal (22,7%) e pacotes de viagem (12,2%).
Em menor proporção aparecem os livros e artigos de papelaria (11,6%), itens de alimentação (11,6%), serviços de estética e beleza (6,6%) e itens de material de construção (5%).

Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (49,2%), só online (44,2%) e somente física (6,6%).

A sondagem ocorreu entre os dias 5 e 11 de novembro e contou com a participação de 300 consumidores em todo o estado do Rio de Janeiro.